Poder Expresso: acaba prazo de Maduro para apresentar atas das eleições venezuelanas
Esta edição fala ainda sobre as vitórias de Caio Bonfim e Rebeca Andrade na Olimpíada de Paris
O Poder Expresso desta quinta-feira (1°) aborda a promessa não cumprida de Nicolás Maduro ao governo brasileiro de entregar as atas que detalham as eleições presidenciais da Venezuela, que aconteceram no último domingo (28).
O Itamaraty já havia afirmado que se posicionaria sobre a reeleição de Maduro depois que analisasse os documentos oficiais, agora o governo enfrenta uma tensão por se posicionar sem ter acesso às atas.
+Projeção com amostragem de votos revela vitória de Edmundo González na Venezuela
A contestação do resultado do pleito acontece em meio aos rumores de que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), favorável a Maduro, tenha fraudado a apuração. Na contagem da entidade, Maduro aparece 52,21% dos votos, ante 44,2% de Edmundo González.
Esta edição também fala sobre educação e as mudanças no Novo Ensino Médio, que foi sancionado com vetos pelo presidente Lula (PT). Os vetos presidenciais foram acerca das mudanças no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), isso porque o texto previa a aplicação de conteúdos de áreas de conhecimento em que os alunos escolheram se aprofundar. Com o veto de Lula, a prova segue estruturada da mesma forma como é hoje.
O Poder Expresso repercute a Olimpíada de Paris e fala sobre a vitória da ginasta brasileira Rebeca Andrade, que conquistou a medalha de prata na categoria individual geral de ginástica artística. Além de Rebeca, o atleta brasiliense Caio Bonfim fez história em Paris e garantiu a primeira medalha do Brasil na marcha atlética.