Poder Expresso: A escala de trabalho 6x1 pode chegar ao fim? Acompanhe a discussão
O programa também trata da discussão do governo brasileiro em relação ao corte de gastos. Anúncio deverá ser divulgado nesta semana pelo Palácio do Planalto
O programa Poder Expresso desta segunda-feira (11), trata do possível fim da escala de trabalho 6x1. Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) tem gerado debates entre parlamentares e especialistas. A PEC tem como objetivo alterar a Constituição Federal e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com formas de distribuição da carga horária de trabalho flexíveis, como a jornada 4x3, em vez da 6x1, que o trabalhador cumpre seis dias de trabalho seguidos de apenas um dia de descanso.
Uma das autoras da proposta, deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), acredita que o apoio continuará crescendo, especialmente com o engajamento nas redes sociais, em que um abaixo-assinado já reúne 1,3 milhão de assinaturas. Hilton será uma das entrevistadas do programa desta segunda. Contrário à proposição, o vice-líder do PL, Giovani Cherini, também tratará do tema no Poder Expresso.
Conforme os autores da PEC, mais de cem parlamentares assinaram o texto original. Para ser formalmente apresentada, são necessárias as assintaturas de ao menos 171 deputados.
Diante da repercussão, o Ministério do Trabalho emitiu uma nota em que defende que o fim da escala de trabalho 6x1 deveria ser tratado em convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados.
+Fim da escala 6x1: entenda projeto que dominou redes sociais e pressiona deputados
Também está na pauta do programa, a discussão do governo brasileiro em relação ao corte de gastos que visa manter a sustentabilidade do arcabouço fiscal. As medidas precisam do apoio do Congresso, e ainda não foram detalhadas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na quinta-feira (7) com o grupo de ministros que integram a equipe econômica do governo - a Junta de Execução Orçamentária (JEO), para fechar os últimos detalhes sobre o corte de gastos. O anúncio deverá ser divulgado nesta semana pelo Palácio do Planalto.