Publicidade
Política

Plano Nacional de Data Centers deve ser enviado ao Congresso Nacional nos próximos dias

Geraldo Alckmin disse que governo está otimista para regulamentar o plano quando Lula retornar ao Brasil

Imagem da noticia Plano Nacional de Data Centers deve ser enviado ao Congresso Nacional nos próximos dias
Geraldo Alckmin | Cadu Gomes/VPR
Publicidade

A medida provisória que regulamenta o Plano Nacional de Data Centers deve ser enviada ao Congresso Nacional nos próximos dias. Durante a V Feira Nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), em São Paulo, neste domingo (11), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, disse que o governo está otimista para ter a regulamentação do plano logo que o presidente Lula retornar de viagem.

"Em questão de dias a política de data center já estará praticamente formulada", disse.

+ Lula atribui fraude no INSS a Bolsonaro e diz que não faz "piroctenia" do caso

Durante uma viagem aos Estados Unidos, neste mês, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou o Plano Nacional de Data Centers, conhecido como "Redata". A iniciativa tem como objetivo promover a transformação digital e sustentável no Brasil, incentivando o uso de energia limpa, a construção de data centers ecológicos e a atração de grandes empresas globais de tecnologia para o país.

De acordo com o governo, o plano pode movimentar até R$ 2 trilhões em investimentos nos próximos dez anos.

Para estimular investidores no país, o governo pretende usar como argumento aos investidores que a maior parte da matriz energética brasileira é composta de energias renováveis, o que reduz as emissões de gás carbônico dos data centers.

"Nós temos energia abundante, especialmente no Nordeste. O Brasil precisa de data center para diminuir a dependência", reforçou Alckmin.

Um data center, também conhecido como centro de processamento de dados ou CPD, é um local físico que armazena, processa e distribui dados e aplicações de uma empresa.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade