PL ganha senadora com saída de Rodrigo Cunha (Podemos) para ser vice-prefeito de Maceió
Primeira suplente do senador, Eudócia Maria Caldas, é mãe do prefeito reeleito
Guilherme Resck
A vitória do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, nas urnas no domingo (6) levará a uma mudança nas bancadas do PL e do Podemos no Senado Federal. Isso porque o candidato a vice-prefeito na chapa é o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL). Com a reeleição de JHC, o parlamentar deixará o cargo em Brasília para assumir o novo na capital alagoana e será substituído no Senado por sua primeira suplente, Dra. Eudócia — a mãe de JHC —, que é filiada ao PL.
+ Seis deputados federais são eleitos prefeitos no primeiro turno; veja os nomes
Dessa forma, a bancada do Podemos, atualmente liderada por Cunha, passará de seis para cinco senadores, e a do Partido Liberal, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai de 14 para 15, se tornando a maior da Casa com a do Partido Social Democrático (PSD), que também tem 15 senadores.
Eudócia Maria de Holanda de Araújo Caldas tem 60 anos. Ela nasceu em 28 de agosto de 1964, em Ibateguara (AL). É médica gastroenterologista pediátrica e foi prefeita de Ibateguara de 2004 a 2012. Já foi filiada ao PP, Solidariedade e PSB. É primeira suplente de Rodrigo Cunha desde 2019, tendo sido eleita com ele nas eleições de 2018. Quando foram eleitos, Cunha era filiado ao PSDB, e Eudócia estava no PSB.
Em 2022, ela chegou a atuar como senadora, substituindo o titular, de 24 de maio a 21 de setembro. Rodrigo Cunha se licenciou do cargo naquele período para concorrer ao governo de Alagoas; ele acabou perdendo no segundo turno para Paulo Dantas (MDB).
O senador do Podemos, o primeiro parlamentar da Casa Alta a se eleger vice-prefeito desde a redemocratização, é um dos que declarou ser favorável ao processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A tendência é que Eudócia se posicione a favor também. Ela deverá ser empossada senadora até dezembro.
Reeleição de JHC
João Henrique Caldas, filho de Eudócia, foi reeleito com 379.544 votos (83,25% do total). Ele superou Rafael Brito (MDB), Lenilda Luna (UP), Lobão (Solidariedade) e Nina Tenório (PCO).
A chapa de JHC com Rodrigo Cunha teve o apoio também do Republicanos, PP, PRD, União Brasil, PSDB e Cidadania.
Eudócia celebrou a vitória do filho, no Instagram. "Tu és um escolhido do Senhor, meu filho. Eu bem sei do quanto você se dedica para extrair o melhor de si, para fazer sempre o melhor por nossa Maceió", escreveu em uma publicação.
"Tenho certeza, que você fará, com a ajuda do nosso Deus todo poderoso, um segundo mandato muito melhor do que o primeiro, que já foi histórico. Que o Senhor continue te dando Luz e Sabedoria para governar a Capital de todos os Alagoanos. JHC é MASSA!!!", complementou.