PL de Bolsonaro racha, mas confirma apoio a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara
Bancada conta com 92 deputados, mas nem todos foram a favor do nome; anúncio veio após MDB também confirmar adesão ao nome de Motta
Ainda dividido, o Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara. O partido conta com 92 deputados, mas ainda não há um consenso em relação ao nome do parlamentar.
+ PL confirma apoio a Alcolumbre no Senado e enterra candidatura de Marcos Pontes
O número especifico de quantos parlamentares o apoiam não foi oficializado, mas varia entre vinte e trinta nomes, conforme apurou o SBT News. O líder da sigla, Altinel Côrtes (RJ), diz que as discordâncias vão ser debatidas para que haja um consenso do partido até a eleição, no início do ano que vem.
"Formalizamos agora à noite uma absoluta maioria do partido apoiando a candidatura do Hugo Motta, e após essas pautas que irão ser conversadas com o deputado Hugo Motta, a gente espera ter a unanimidade da bancada nesse posicionamento do Partido Liberal", diz Altineu.
O deputado não comentou a respeito da anistia aos presos do 8 de janeiro estar atrelada ao apoio ao candidato, conforme vem sido indicado nos bastidores, e disse que um grupo de trabalho para avaliar o projeto será formado.
Parlamentares vão fazer parte de uma comissão especial, que teve criação anunciada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e que tem apadrinhado a candidatura de Motta.
Apoio do MDB
O anúncio do PL veio poucos minutos após a confirmação do MDB, que também endossa o nome de Motta. O partido reúne 44 deputados na Câmara.