Política

Procuradoria denuncia Nikolas Ferreira por chamar Lula de “ladrão” na sede da ONU

Denúncia foi enviada ao Supremo Tribunal Federal e aguarda decisão do ministro Luiz Fux

Imagem da noticia Procuradoria denuncia Nikolas Ferreira por chamar Lula de “ladrão” na sede da ONU
• Atualizado em

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (26), pelo crime de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Em uma reunião de novembro de 2023 na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos, Nikolas chamou o mandatário de “ladrão” e publicou a fala nas redes sociais.

+ "Tiro no pé", diz Nikolas após convite do Planalto para participar de evento sobre institutos federais "[A ativista] Greta [Gerwig] e [o ator] Leonardo Di Caprio, por exemplo, apoiaram o nosso presidente socialista, chamado Lula, um ladrão que deveria estar na prisão”, disse ele no vídeo, em inglês.

A denúncia foi enviada ao STF após a conclusão de um inquérito da Polícia Federal (PF) para investigar o caso. O parlamentar foi intimado a depor e confessou o crime de ofensa à honra do presidente.

O inquérito foi aberto em janeiro de 2024, quando Lula acionou o Ministério da Justiça sobre o episódio. A pasta, então, solicitou à PF que os fatos fossem apurados.

Na denúncia da PGR, o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand, argumentou que o inquérito concluiu pela materialidade do crime.

"A despeito das repercussões do fato, as postagens permanecem disponíveis para visualização de terceiros, perpetuando-se, assim, a ofensa à honra da vítima", afirmou Chateaubriand.

A Procuradoria-Geral também ofereceu a Nikolas a possibilidade de realização de uma audiência preliminar para chegar a um eventual acordo judicial que encerre o processo.

A denúncia é relatada pelo ministro Luiz Fux e, caso seja aceita pela Corte, o deputado vai se tornar réu. Ao SBT News, o STF afirmou que não há previsão para que o julgamento seja marcado.

Nikolas Ferreira também foi procurado pela reportagem, mas ainda não houve retorno.

Assuntos relacionados

Nikolas Ferreira
Lula
STF

Últimas Notícias