Eleições municipais 2024: partidos realizam convenções neste sábado
Psol lançou Guilherme Boulos em São Paulo e PSD oficializou Eduardo Paes no Rio de Janeiro
Seguindo o calendário eleitoral, alguns partidos políticos realizam convenções partidárias já neste sábado (20) para debater sobre coligações e escolher os candidatos aos cargos de prefeito, vice prefeito e vereador. Os encontros também são necessários para que os candidatos possam ter o registro na Justiça Eleitoral validado e estejam aptos a concorrer.
São Paulo
Em São Paulo, o Psol oficializou Guilherme Boulos na disputa pela prefeitura, com Marta Suplicy do PT como vice. A convenção contou com a participação do presidente Lula e ministros do governo federal. A chapa formada por Boulos e Marta será apoiada ainda pela Rede, PCdoB, PDT, PV e PMB.
Ainda na capital paulista, mais cedo, o encontro do União Brasil não definiu se terá candidatura própria, com Kim Kataguiri, ou se apoiará o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). O martelo deve ser batido na próxima semana, segundo a equipe de Kim e o presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo, Milton Leite (União).
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o Partido Social Democrático (PSD) oficializou o nome do prefeito Eduardo Paes, de 54 anos, como candidato à reeleição na capital. Até o momento, o vice-prefeito ainda não foi definido.
Convenções
Com prazo final até 05 de agosto, as convenções partidárias são reuniões em que os partidos debatem os assuntos de interesse do grupo, escolhem candidatos e formam coligações.
O primeiro turno das eleições acontece no dia 6 de outubro e o segundo no dia 27 de outubro, em todo o país, exceto no Distrito Federal e arquipélago de Fernando de Noronha (PE). A votação será aberta a partir das 8h e encerrada às 17h, conforme horário de Brasília.
Confira as principais datas do calendário eleitoral:
- De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
- A partir de 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão não podem veicular propaganda política;
- Em 16 de agosto acontece o início da propaganda eleitoral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa;
- Entre 30 de agosto a 3 de outubro poderá haver a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV.
- 06 de outubro - 1º turno das eleições;
- 27 de outubro - 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores;
- Um dia antes até um dia depois dos 1º e 2º turno, fica proibido a colecionadores, atiradores e caçadores transportar armas e munições em todo o território nacional.