Eleições Municipais 2024: Nunes lidera em SP, em empate técnico com Boulos; Datena e Marçal estão 13 pontos atrás, diz pesquisa
Levantamento feito pela Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (19) também analisou disputas de segundo turno
O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), aparece tecnicamente empatado com Guilherme Boulos (PSOL) na corrida pela prefeitura da capital paulista, em levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira (19).
Na simulação estimulada do primeiro turno para prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes aparece com 26,9% dos votos, já Boulos recebeu 24,7% das intenções de voto. Os pré-candidatos Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB) aparecem mais de 13 pontos atrás, com 11,6% e 10,9%, respectivamente. Logo na sequência, aparecem Tabata Amaral (PSB), Marina Helena (Novo) , Kim Kataguiri (União), João Pimenta (PCO), Altino (PSTU), Ricardo Senese (UP) e Fernando Fantauzzi (DC).
Confira as intenções de voto:
A Paraná Pesquisas também fez outra simulação. Em um cenário sem Datena, a vantagem aumenta para Ricardo Nunes, que deixa o empate técnico com Guilherme Boulos. Nessa situação, o candidato do MDB aparece com 31,9% das intenções de voto. Boulos, na segunda colocação, receberia 27,5% dos votos, aumentando a distância de 2,2 para 4,4 pontos percentuais.
Segundo turno
Nas simulações do segundo turno, a Paraná Pesquisas fez o levantamento de três cenários diferentes.
Nunes x Boulos
No primeiro cenário, em uma disputa direta entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, o candidato do MDB venceria as eleições, com 50,5% dos votos contra 35% do candidato do PSOL. Brancos e nulos somariam 9,1% e 5,4% não sabem ou não responderam.
Boulos x Marçal
Num segundo cenário levantado, Guilherme Boulos venceria o candidato Pablo Marçal, recebendo 44,8% dos votos contra 33,7% do adversário. Brancos e nulos, 14,6%. Não sabem ou não responderam, 6,9%.
Nunes x Datena
Já no terceiro cenário das eleições para prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes venceria mais uma vez, agora contra Datena. O atual prefeito receberia 47,7% dos votos. Já o apresentador, 29,3%. Brancos e nulos correspondem a 17,3% dos votos nesse cenário. Não sabem ou não responderam, 5,7%.
Para realizar pesquisa, a instituição ouviu 1.500 pessoas entre os dias 14 e 17 julho. O levantamento possui um grau de confiança de 95% para uma margem de erro estimada de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. Essa pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-06862/2024 para o cargo de Prefeito.