Oposição organiza comitiva com mais de 30 deputados federais para ir à posse de Trump
Lista dos parlamentares que manifestaram interesse em ir inclui sete integrantes de partidos com ministros no governo Lula (PT)
Guilherme Resck
A líder da minoria na Câmara dos Deputados, a deputada bolsonarista Bia Kicis (PL-DF), e o vice-líder da oposição Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estão organizando uma viagem de deputados federais aos Estados Unidos para participarem da posse de Donald Trump como presidente do país. Mais de 30 parlamentares já manifestaram interesse em integrar a comitiva.
+ Michel Temer descarta influência de Donald Trump sobre STF em caso Bolsonaro
Até o momento, são 35 nomes no total, incluindo sete deputados alinhados à oposição e filiados a partidos com ministros no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o presidente da bancada ruralista, Pedro Lupion (PP-PR); Evair Vieira de Melo (PP-ES); Messias Donato (Republicanos-ES); Fernando Máximo (União-RO); Cristiane Lopes (União-RO); Coronel Ulysses (União-AC); e Dayany Bittencourt (União-CE).
A posse de Trump está marcada para o dia 20 de janeiro de 2025. O republicano derrotou a democrata Kamala Harris nas urnas e foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos. Ele retornará à Casa Branca após quatro anos.
O União Brasil tem dois ministros no governo Lula: Juscelino Filho, das Comunicações, e Celso Sabino, do Turismo. O PP tem o ministro dos Esportes, André Fufuca, e o Republicanos, o de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Lula parabenizou Trump pela vitória na eleição para presidente dos EUA, e desejou sorte e sucesso ao novo governo. Entretanto, dias antes do pleito, havia declarado apoio a Kamala Harris.
"Acho que a Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos", disse, em entrevista ao canal francês TF1.
"Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio. Uma coisa que era impensável de acontecer nos EUA, porque os EUA se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. E esse modelo ruiu", declarou também, criticando o republicano.
Dos 35 deputados interessados em integrar a comitiva que viajará aos EUA para participar da posse de Trump, 26 são do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. Bolsonaro, que declarou apoio à candidatura de Trump, vai insistir em recuperar o passaporte para também participar da posse.
Confira a lista de deputados federais que querem ir à posse de Trump:
Comitiva de parlamentares - Posse de Donald Trump
- Gustavo Gayer (PL-GO);
- Paulo Bilynskyj (PL-SP);
- Zé Trovão (PL-SC);
- Capitão Alden (PL-BA);
- Fernando Máximo (União-RO);
- Mayra Pinheiro (PL-CE);
- Giovani Cherini (PL-RS);
- Cristiane Lopes (União-RO);
- Coronel Ulysses (União-AC);
- Daniela Reinehr (PL-SC);
- Rodolfo Nogueira (PL-MS);
- Delegado Caveira (PL-PA);
- Dayany Bittencourt (União-CE);
- Coronel Fernanda (PL-MT);
- Fernando Rodolfo (PL-PE);
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB);
- Coronel Meira (PL-PE);
- Marcelo Moraes (PL-RS);
- Coronel Chrisóstomo (PL-RO);
- Carla Zambelli (PL-SP);
- Pastor Marco Feliciano (PL-SP);
- Vermelho Maria (PL-PR);
- Silvia Waiãpi (PL-AP);
- José Medeiros (PL-MT);
- Daniel José (Podemos-SP);
- Pedro Lupion (PP-PR);
- Maurício Marcon (Podemos-RS);
- Gilvan da Federal (PL-ES);
- Evair de Melo (PP-ES);
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
- Messias Donato (Republicanos-ES);
- Sargento Gonçalves (PL-RN);
- Capitão Alberto Neto (PL-AM);
-Eduardo Bolsonaro (PL-SP);
- Bia Kicis (PL-DF).