Morte de Cid Moreira: políticos e autoridades prestam homenagens ao icônico apresentador
Dono de voz conhecida em todo o Brasil, jornalista e locutor morreu aos 97 anos, nesta quinta-feira (3); veja repercussão na política
A morte de Cid Moreira nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, tem repercussão no mundo político, com autoridades e órgãos de diversas esferas da vida pública lamentando e prestando homenagens ao icônico apresentador de televisão, jornalista e locutor.
+ Personalidades da TV brasileira prestam homenagens a Cid Moreira
Veja repercussão da morte de Cid Moreira na política:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou Cid Moreira como "uma das personalidades mais emblemáticas da história do nosso jornalismo e televisão". O chefe do Executivo também lembrou estilo inconfundível do apresentador: "O rosto das notícias e a voz do 'boa noite' para milhões de brasileiros". Veja nota:
"Com tristeza, o Brasil se despede nesta quinta-feira, 3 de outubro, de uma das personalidades mais conhecidas da história do nosso jornalismo e da televisão, com o falecimento de Cid Moreira, aos 97 anos.
Jornalista e radialista, Cid Moreira trabalhou em rádios e TVs antes de assumir a bancada do Jornal Nacional, onde trabalhou por décadas como seu principal apresentador. O rosto das notícias e do 'boa noite' para milhões de brasileiros.
De uma voz única, potente, o jornalista também fez muitas locuções, a mais famosa delas nas gravações da Bíblia Sagrada. Meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Cid Moreira. Seu legado no jornalismo e na televisão brasileira sempre será lembrado."
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que Moreira "deixa um importante legado para o jornalismo". Também disse que o locutor, ao longo da carreira, conquistou "respeito e admiração de gerações de brasileiros". Veja nota do senador:
"Em nome do Congresso Nacional, expresso meus sentimentos pela morte do jornalista e apresentador Cid Moreira, ocorrida nesta quinta-feira. Um dos profissionais mais icônicos da história da comunicação no Brasil, deixa um importante legado para o jornalismo. Ao longo de décadas, Cid Moreira conquistou o respeito e a admiração de gerações de brasileiros, com sua credibilidade e profissionalismo, por meio de sua voz marcante e inconfundível. Solidarizo-me com os familiares, amigos e com os milhares de admiradores de Cid Moreira".
Luís Roberto Barroso, ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)
"Com a partida de Cid Moreira, o Brasil perde uma de suas principais vozes. Jornalista experiente, levou ao Brasil algumas das mais relevantes notícias dos nossos tempos. Lembrar do ‘Boa noite’ de Cid Moreira é rememorar alguns dos melhores anos de minha vida. Desejo conforto aos amigos e familiares."
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo
"Meus sentimentos pelo falecimento de Cid Moreira, dono de um vozerão inconfundível e que marcou história no telejornalismo brasileiro. Filho de Taubaté, no Vale do Paraíba, um ícone da televisão que deixa a sensação de que fazia até parte de muitas famílias ao compartilhar todas as noites o noticiário do dia a dia. Que Deus o acolha e leve conforto a familiares e amigos."
Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), senador e ex-presidente do Senado e Congresso
"A comunicação brasileira perdeu uma das suas vozes mais icônicas, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira. Grande referência do rádio e da televisão, Cid nos deixa aos 97 anos. Sua voz tornou-se sinônimo de credibilidade, e seu 'boa noite' diário marcou a televisão brasileira. Meus sinceros sentimentos para toda a família, amigos e admiradores."
Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás
"Com tristeza, Gracinha e eu recebemos a notícia do falecimento do apresentador Cid Moreira, aos 97 anos.
Maior voz do jornalismo para a minha geração, Cid informou o Brasil durante décadas e se tornou praticamente a personificação do Jornal Nacional, da Rede Globo, com seu inconfundível 'boa noite'.
Sua influência ultrapassou as fronteiras do jornalismo, fazendo de Cid uma personalidade da comunicação brasileira.
Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e colegas de profissão."
Randolfe Rodrigues (PT-AP), senador e líder do governo no Congresso
"Aos 97 anos a gente perde uma das vozes mais marcantes do Brasil.
O Brasil se despede de Cid Moreira, a cara do nosso domingo. Um dos jornalistas mais respeitados do país.
Eu tenho certeza que em algum momento, enquanto lia esse texto, você lembrou da entoação única que ele dava as frases."
Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador
"Minhas mais sinceras condolências à família, amigos e fãs de Cid Moreira. Que Deus conforte a todos nesse momento. Ele deixa um legado para o jornalismo e para quem professa a fé cristã, com a sua icônica gravação da Bíblia em áudio. Sua voz vai estar sempre nas nossas memórias."
Fabiano Contarato (PT-ES), senador
"Cid Moreira foi um ícone do jornalismo brasileiro, sua voz inconfundível marcou gerações. Sua partida deixa uma lacuna, mas sua trajetória será sempre lembrada. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que ele descanse em paz."
Eduardo Suplicy (PT), deputado estadual em São Paulo
"O Brasil perdeu hoje um dos rostos e das vozes mais conhecidas do telejornalismo, um ícone da nossa TV. Cid Moreira esteve à frente do Jornal Nacional por 26 anos transmitindo, com seu estilo único, alguns dos momentos mais marcantes da história do Brasil e do mundo. Meus sentimentos aos familiares e amigos."
Tereza Cristina (PP-MS), senadora e ex-ministra da Agricultura
"Minhas condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão do apresentador de TV, Cid Moreira, que partiu hoje, aos 97 anos. Sua imagem era conhecida em todos os lares brasileiros, onde sua voz ecoou, levando as mais importantes notícias do dia, durante três décadas. A longa e admirável trajetória de Cid Moreira não será esquecida."
Gilberto Kassab (PSD), secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo e ex-prefeito de SP
"Um ícone do jornalismo, um dos rostos e uma das vozes mais familiares dos lares brasileiros durante décadas. Foi Cid Moreira quem nos contou os principais acontecimentos, as vitórias, as histórias felizes, as tristes notícias e as aflições dos brasileiros. Meus sentimentos à família e aos amigos."
Rosangela Moro (União Brasil-SP), deputada federal
"Hoje nos despedimos de Cid Moreira, o rosto e a voz que marcaram o telejornalismo brasileiro. Um talento único, que inspirou e impactou gerações com sua presença inconfundível nas telas de todos os brasileiros. Sua trajetória será sempre lembrada com respeito e admiração. Descanse em paz, Cid Moreira. 🖤"
Carla Zambelli (PT-SP), deputada federal
"A voz mais linda do mundo!
Que Deus o receba em sua infinita glória e conforte a família e amigos. Descanse em paz! 🤍"