Morre Humberto Souto, ex-deputado e ex-presidente do TCU, aos 90 anos
Político estava internado em Brasília, após um acidente vascular cerebral (AVC)
SBT News
Humberto Souto, ex-deputado, ex-vereador, ex-prefeito de Montes Claros (MG) e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), morreu aos 90 anos na madrugada desta terça-feira (4), em Brasília. Ele se recuperava de um acidente vascular cerebral (AVC) desde dezembro de 2024.
+ Morre Eurides Brito, ex-deputada e ex-secretária de Educação do DF, aos 87 anos
Souto havia sido internado em 22 de dezembro, quando sofreu um AVC em Montes Claros, em Minas Gerais. Ele deu entrada na Santa Casa da cidade, onde passou por cirurgias até ser transferido ao Sírio-Libanês, em Brasília.
Ele iniciou sua vida pública em 1962, quando assumiu o cargo de vereador em Montes Claros. Foi eleito deputado estadual por Minas em 1970 e em 1974 elegeu-se deputado federal pelo estado. Na Câmara dos Deputados, exerceu oito mandatos entre 1975 e 2014. Foi filiado ao Arena, PDS, PFL e PPS (Cidadania).
+ Morre Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, aos 86 anos
Em 1995, fez uma pausa no parlamento para ocupar o cargo de ministro do TCU, órgão que também presidiu. Retornou à vida política em 2006, dois anos após se aposentar do TCU. Em 2016, foi eleito prefeito de Montes Claros. Conseguiu reeleição em 2020.
Humberto Souto deixa esposa e quatro filhos.