Ministro das Relações Exteriores viaja a Washington para discutir tarifaço com Marco Rubio
Delegação brasileira está nos EUA e mantém cautela ao falar do encontro; data e horário da reunião ainda não foram oficialmente divulgados


Hariane Bittencourt
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chega a Washington nesta terça-feira (14) para se reunir com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. O encontro, para discutir o tarifaço e sanções aplicadas a autoridades brasileiras, deve acontecer ainda nesta semana.
Assessores do chanceler, no entanto, evitam dar detalhes sobre a data e o horário da reunião com a Casa Branca. Assim como aconteceu quando os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump conversaram por telefone, em 6 de outubro, a estratégia do governo brasileiro é “esperar acontecer” para depois falar sobre o encontro.
+Ataque dos EUA a barco na Venezuela mata seis pessoas, diz Trump
A leitura é que, dada a imprevisibilidade do governo norte-americano, o melhor caminho é evitar expectativas e frustrações. Ainda assim, a delegação brasileira, que já está nos Estados Unidos, permanece otimista.
Para os representantes do Brasil, o país tem argumentos suficientes para convencer a Casa Branca a recuar do tarifaço, em uma mesa de negociação voltada a questões comerciais e econômicas.
+ Governo buscará solução para Orçamento após rejeição de MP das aplicações financeiras, diz Haddad
Mauro Vieira atendeu ao pedido de Marco Rubio que, durante a ligação entre os dois na última quinta-feira (9), pediu que o ministro brasileiro fizesse parte da delegação que viajaria aos EUA para dar continuidade às negociações.
Durante o telefonema, os dois combinaram uma conversa presencial que agora parece estar prestes a sair do papel.