Lula nomeia Márcia Lopes para Ministério das Mulheres
Petista deve ocupar cargo de Cida Gonçalves, também filiada ao partido do presidente; será a 12ª troca na Esplanada dos Ministérios do governo

Gabriela Tunes
O presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira (5), no Palácio do Planalto, com Márcia Lopes. Ela assume o Ministério das Mulheres no lugar de Cida Gonçalves.
Esta é a 12ª troca na Esplanada dos Ministérios no terceiro mandato de Lula. De todas essas mudanças, só três tiveram como objetivo ampliar ou ajustar o espaço do do Centrão no governo.
Conforme noticiou o SBT News, Cida foi informada da demissão na tarde de sexta-feira (2) após um encontro de menos de meia hora com o presidente.
Márcia Lopes é assistente social e professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina. Ela foi ministra do Desenvolvimento Social dos governos Lula e Dilma, entre 2010 e 2011. Além disso, tem experiência na área de Políticas Sociais, com ênfase na Política de Assistência Social, atuando principalmente nos temas de política pública, sistema único de assistência social, gestão pública e políticas setoriais.
A substituição da pasta
Tanto a atual ministra quanto a sucessora são filiadas ao PT. A substituição vinha sendo ventilada desde o início do ano. De acordo com fontes do governo, a troca só não foi oficializada na sexta passada para não misturar com a saída de Carlos Lupi da Previdência Social.
Na ocasião, Lula queria passar a imagem de que estava agindo para reduzir os impactos negativos do escândalo da fraude de R$ 6,3 bilhões do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
O desgaste da atual ministra das Mulheres ocorreu principalmente por ela responder a dois processos no Comitê de Ética da Presidência da República. Os dois casos acabaram arquivados.
O Planalto também esperava que ela apresentasse propostas que fossem mais midiáticas e pudessem aproximar o governo do público feminino.