Lula viaja para cúpula na Ásia, onde deve se encontrar com Trump no domingo
Segundo Itamaraty, presidente tem espaço na agenda para reunião com mandatário norte-americano na Malásia

SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta terça-feira (21) viagem à Ásia, com visitas oficiais programadas à Indonésia e Malásia. Há expectativa de encontro presencial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), durante cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur.
Segundo o Itamaraty, ainda não há nada confirmado, mas Lula tem espaço na agenda caso haja sinalização positiva da Casa Branca. Reunião em que chefes de Estado devem tratar do tarifaço dos EUA a produtos brasileiros e sanções a autoridades vem sendo costurada há semanas.
+ Lula reserva janela na agenda para se reunir com Trump no domingo (26) na Malásia
Em 6 de outubro, dias após breve encontro e "química excelente" na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Lula e Trump conversaram por telefone e mandatário brasileiro "aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia".
Dias depois, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, designado pelo presidente norte-americano para negociações, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também se falaram por telefone e se reuniram presencialmente em Washington, em reunião avaliada como "muito positiva" pelo Palácio do Planalto.
+ Falas de Lula sobre Venezuela não impactam negociações do tarifaço, avalia especialista
Agenda prevista de Lula na Ásia:
- Quinta (23) e sexta (24): Lula será recebido em Jacarta pelo presidente da Indonésia, Prabowo Subianto. "A agenda marca um novo capítulo nas relações bilaterais, com ênfase em cooperação econômica, agrícola, energética e de desenvolvimento sustentável", diz o MRE;
- De sexta (24) a terça (28): Lula cumprirá agenda oficial em Kuala Lumpur, a convite do primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. Será o primeiro chefe de Estado brasileiro a participar da cúpula da Asean, nos dias 26 e 27. "A visita tem como objetivo intensificar e diversificar o comércio e os investimentos bilaterais, com foco em setores estratégicos como energia, ciência, tecnologia e inovação", explica o Itamaraty;
- Em 28 de outubro, Lula participará da 30ª Cúpula do Leste Asiático, "onde apresentará a visão do governo brasileiro sobre resiliência econômica e cooperação entre a Asean e o Brics".