Publicidade
Política

Lula viaja ao Canadá nesta segunda (16) para participar da Cúpula do G7

Tema central do encontro será segurança energética; é a nona vez que o presidente brasileiro participa da cúpula

• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja na manhã desta segunda-feira (16) para o Canadá, onde participará da Cúpula do G7. O encontro ocorre na cidade de Kananaskis, na província de Alberta, região central do país. A chegada do chefe de Estado brasileiro está prevista para as 17h de hoje.

+ Comitiva de políticos brasileiros em Israel será escoltado até a Jordânia, diz senador

Lula foi convidado pelo governo canadense para participar do segmento de engajamento externo da cúpula. Esta é a nona vez em que o presidente é chamado para integrar o evento.

Além do Brasil, também foram convidados líderes de África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México. Participam ainda representantes de organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), Banco Mundial, Comissão Europeia e Conselho da União Europeia.

+ Crítico ao governo de Israel, Lula vive dilema de sancionar o Dia a Amizade entre os dois países

O tema principal da participação brasileira será segurança energética, com foco em tecnologia e inovação, diversificação e viabilização de cadeias produtivas de minerais críticos, infraestrutura e investimento. Também estão previstas discussões sobre preservação de florestas e prevenção de incêndios.

Criado em 1975, o G7 reúne os países mais industrializados do mundo para debater questões de política econômica e outros temas de interesse global. Atualmente, o grupo é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Em 2025, o bloco completa 50 anos de existência.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade