Publicidade
Política

Lula tem encontro com líder venezuelano, Nicolás Maduro, nesta sexta-feira (1º)

Presidente brasileiro está em Kingstown (São Vicente e Granadinas) e encontra-se ainda com representantes de Chile e México

Imagem da noticia Lula tem encontro com líder venezuelano, Nicolás Maduro, nesta sexta-feira (1º)
Há cerca de um ano, em 29 de maio, Maduro foi recebido pelo presidente Lula no Planalto
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra nesta sexta-feira (1º) com o homólogo venezuelano, Nicolás Maduro –às 14h30 (horário de Brasília), segundo agenda oficial, em São Vicente e Granadinas, no Caribe. Reunião está confirmada segundo agenda presidencial.

+Simone Tebet diz que Brasil trabalha para 'encurtar distâncias' na América do Sul

Às 8h líderes e representantes da América estarão na 8ª Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos).

Em pauta, os presidentes devem discutir a exploração de petróleo na bacia do Amazonas, as eleições venezuelanas em outubro deste ano e as ofensivas venezuelanas quanto a região de Essequibo, hoje, pertencente à Guiana.

Lula visitou o país vizinho na quarta (28). Viajou como convidado especial da 46ª Conferência de chefes de Estado da Caricom (Comunidade do Caribe) e realizou bilateral com o presidente guianês Irfaan Ali.

+Maduro reforça tropas após envio de navio de guerra britânico à Guiana

Sem maiores comentários sobre o embate de Essequibo, Lula falou em paz sul-americana na quinta-feira (29). Ainda, negou que o assunto tenha sido tratado na reunião com Ali.

“Nós não discutimos a questão [...] porque não é momento de discutir, era uma reunião bilateral para discutir desenvolvimento, discutir investimento. Mas o presidente Irfaan sabe, como sabe o presidente Maduro, que o Brasil está disposto a conversar com eles a hora que for necessário, quando for necessário. Porque queremos convencer as pessoas de que é possível, através de muito diálogo, a gente encontrar a manutenção da paz”, explicou o petista em coletiva a jornalistas.

A área representa boa parte (estima-se 74%) do território da Guiana; é rica em petróleo e minerais além de ter saída para o oceano Atlântico.

No ano passado, Maduro e Ali assinaram uma declaração conjunta em que ambos se comprometem a resolver o impasse sem uso militar.

+Disputa por Essequibo: Guiana e Venezuela concordam em evitar escalada e fazer reunião no Brasil

Veja a agenda do presidente em Kingstown (São Vicente e Granadinas), no Caribe:

  • 10h – cerimônia de abertura da 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC);
  • 11h20 – sessão Plenária da 8ª Cúpula da CELAC;
  • 13h30 – reunião sobre a situação em Gaza com: presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, ministro das Relações Exteriores do Chile, Alberto van Klaveren, e a secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena;
  • 14h30 – reunião bilateral com o presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro;
  • 15h30 – reunião bilateral com o presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Arce;
  • 16h30 – reunião com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres;
  • 17h – cerimônia de assinatura de acordo de serviços aéreos entre Brasil e Antígua e Barbuda;
  • 17h30 – audiência com a secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena;
  • 19h20 – partida para Brasília.
Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
Nicolás Maduro
Venezuela
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade