Lula se reúne nesta sexta-feira (5) com atuais e ex-comandantes das Forças Armadas
Almoço será informal, não para tratar de negócios, mas para estreitar laços e rever antigos militares que estiveram à frente das Forças em governos anteriores

Gabriela Vieira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoça nesta sexta-feira (5) com comandantes das Forças Armadas. O ministro da Defesa, José Múcio, também participará do encontro no Palácio do Planalto, em Brasília.
Atualmente, os comandantes da força são o general do Exército, Tomás Paiva; o almirante da Marinha, Marcos Olsen e o tenente brigadeiro da Aeronáutica, Marcelo Damasceno. O almoço será informal, não para tratar de negócios.
No entanto, apesar de não ser um almoço para conversar sobre trabalho, Lula se encontrará com os comandantes para estreitar laços e rever antigos militares. São esperados também ex-comandantes que estiveram à frente das Forças em governos anteriores do presidente e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Amaro.
O encontro acontece às vésperas do 7 de Setembro. No domingo, Lula estará presente do desfile militar que acontece todo ano na Esplanada dos Ministérios. Além do dia da Independência do Brasil, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus da acusação de golpe, é um dos temas que tem repercutido nas últimas semanas.
Bolsonaro e, em sua maioria, militares do Exército, são réus por tentativa de golpe de Estado. O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar os acusados no dia 2 de setembro e seguirá até dia 12 do mesmo mês. A partir do dia 9, chega o momento dos votos. O primeiro a ser lido é o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que deve se manifestar pela condenação ou absolvição dos réus.
+Lula diz que anistia corre o risco de ser aprovada se for pautada no Congresso
+Lula lança novo vale-gás para mais de 15 milhões de famílias nesta quinta (4)