"Lula promove o antissemitismo entre seus apoiadores", diz Confederação Israelita
Comunicado foi uma resposta às declarações do presidente sobre recentes ataques à Faixa de Gaza e ao posicionamento do Itamaraty

Gabriela Tunes
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "se dedica a deturpar a realidade para atacar e vilificar o Estado judeu" e que "promove o antissemitismo entre seus apoiadores, numa atitude irresponsável e destrutiva".
+ Lula marca presença na posse de João Campos e sinaliza laços com o PSB
O comunicado foi uma resposta às declarações de Lula sobre recentes ataques à Faixa de Gaza e ao posicionamento do Itamaraty, que emitiu uma nota condenando aprovação de novos assentamentos israelenses na Cisjordânia.
Nesse domingo (1º), durante o Congresso do PSB, em Brasília, o presidente Lula disse que há um genocídio na região e que os ataque são motivados por "vingança de um governo pela possibilidade da criação de um Estado palestino".
+ Greta Thunberg, ator de "Game of Thrones" e 10 ativistas embarcam em navio rumo a Gaza
Leia a nota completa da Conib:
"O presidente Lula mais uma vez se dedica a deturpar a realidade para atacar e vilificar o Estado judeu, vítima de um terrível e desumano ataque genocida do Hamas em 7 de outubro de 2023.
Israel não pratica genocídio em Gaza, e quem promove este libelo antissemita o faz buscando ganhos oportunistas. O que Israel efetivamente faz é se defender de uma organização terrorista que se esconde atrás de civis palestinos, o que fica comprovado diariamente.
O Brasil é um país onde a comunidade judaica vive em paz e segurança, mas o presidente da República, com suas falas antissemitas, parece querer criar problemas para a nossa comunidade ao promover o antissemitismo entre seus apoiadores, numa atitude irresponsável e destrutiva."