Datafolha: 61% rejeitam candidatos que prometem anistiar Bolsonaro, aliados e condenados pelo 8 de janeiro
Somente 19% votariam com certeza em um nome com essa agenda; perdão para crimes contra a democracia tem sido rejeitado pelo STF

SBT News
Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada neste domingo (3), aponta que 61% dos brasileiros não votariam em um candidato que prometesse livrar de qualquer punição Jair Bolsonaro (PL), seus aliados acusados de tramar contra a democracia e os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
O ex-presidente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta participação na tentativa de golpe após as eleições de 2022.
+ Sem Bolsonaro, oposição faz atos contra Moraes e Lula pelo país
A pesquisa foi realizada de 29 a 30 de julho, com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o instituto, 19% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza em um nome com essa proposta, enquanto 14% disseram que talvez o fizessem. Outros 6% não souberam responder.
O tema representa um desafio para a direita e para potenciais candidatos alinhados ao bolsonarismo nas eleições presidenciais de 2026.
+ Lula lidera todos os cenários de 1º turno e abre vantagem no 2°, aponta Datafolha
Embora a Constituição permita ao presidente da República conceder indultos, perdões que extinguem ou reduzem penas de condenados, o STF estabeleceu que a medida não se aplica a crimes contra a democracia e o Estado de Direito.
Foi o que ocorreu com Daniel Silveira. O ex-deputado condenado por ameaças às instituições teve o indulto concedido por Bolsonaro anulado pela Corte. Atualmente, Silveira cumpre pena em regime semiaberto.