Política

Lula procurou Xi Jinping para debater Conselho de Paz

Auxiliares do presidente afirmaram que iniciativa partiu do Brasil

Imagem da noticia Lula procurou Xi Jinping para debater Conselho de Paz
Xi Jinping e Lula (PT) | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
• Atualizado em

Auxiliares do presidente Lula no Palácio do Planalto afirmaram ao SBT News que o telefonema entre Lula e o presidente da China, Xi Jinping, partiu do lado brasileiro. A conversa ocorreu nesta quinta-feira (22). Nos últimos dias, Lula tem procurado os principais parceiros do Brasil na geopolítica para debater o convite de Donald Trump ao Conselho de Paz, que oficialmente pretende levar soluções para o futuro da Faixa de Gaza.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Em nota, o Planalto afirmou que "o presidente Lula destacou que Brasil e China são países que detêm papel central na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre comércio. Nesse contexto, os presidentes Lula e Xi reiteraram seu compromisso com o fortalecimento das Nações Unidas como caminho para a defesa da paz e da estabilidade no mundo".

Também nesta quinta, Lula conversou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

Diplomatas brasileiros que avaliam o convite de Donald Trump para que o país faça parte do Conselho de Paz afirmam que tem pesado na análise o fato de nenhum país com força geopolítica ter aceitado fazer parte do grupo. Nenhuma nação da Europa Ocidental ou do G7 sinalizaram positivamente a Trump.

Assuntos relacionados

Xi Jinping
Lula
telefonema
Trump

Últimas Notícias