Lula desiste de conduzir reunião com governadores sobre queimadas e vai para o Maranhão
Presidente marcou reunião com os governadores nesta quinta (19), mas manteve agenda na Base Espacial de Alcântara; Ministro da Casa Civil chefiará o encontro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de conduzir uma reunião com governadores sobre as queimadas no Brasil. O encontro, no entanto, segue marcado para esta quinta-feira (19), e será conduzido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. O presidente da República vai manter uma agenda em Alcântara, no Maranhão.
+ Seca recorde: Lula deve decidir sobre volta do horário de verão nesta semana
Segundo fontes do governo, o Palácio do Planalto convidou para reunião os governadores de estados que fazem parte da Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Além dos governadores amazônicos, Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, também pode marcar presença na reunião. A capital federal vem sofrendo com uma forte seca e vem sendo encoberta por nuvens de fumaça após um grande incêndio no Parque Nacional de Brasília, ocorrido neste domingo (15).
Em meio ao caos climático no DF, Ibaneis publicou uma nota chamando Lula de "insensível", devido por supostas críticas do presidente ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, publicadas por veículos de imprensa.
No entanto, o Palácio do Planalto negou que o presidente tenha criticado os brigadistas e agentes e o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, teria procurado o Ibaneis Rocha para esclarecer a situação.
Segundo fontes do Palácio do Buriti informaram ao SBT News, a tendência é que o governador da capital marque presença na reunião desta quinta-feira.
Em diversos discursos ao longo das últimas semanas, o presidente Lula falou, por diversas vezes, que iria convocar uma reunião com governadores para tratar das queimadas. No entanto, o Planalto manteve a reunião no mesmo dia de uma agenda de Lula para o Maranhão, marcada há algum tempo.
Auxiliares do Planalto admitem que a ausência de Lula da reunião sobre os incêndios seria para evitar uma grande exposição do presidente em meio à crise ambiental.
Agenda
Lula tem dois compromissos no estado: por volta das 11h, ele fará uma visita à comunidade Quilombola de Mamuna. Depois, vai participar de um ato para celebrar a assinatura do Termo de Conciliação, Compromissos e Reconhecimentos Recíprocos, relativo ao Acordo de Alcântara.
Na ocasião, está prevista a entrega de títulos de domínio e a assinatura de decretos de interesse social relativos a territórios quilombolas.
Acordo de Alcântara
Assinado em 2019, o Acordo de Alcântara permite a participação dos Estados Unidos em lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.
Nos últimos anos, o acordo tecnológico entre Brasil e Estados Unidos trouxe conflitos territoriais entre quilombolas e a Base Espacial, que visa ampliar sua estrutura no município.