Quem é César Lattes, novo integrante do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
Lei sancionada por Lula foi publicada no Diário Oficial nesta quinta (11); o físico ajudou a comprovar a existência de partícula subatômica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que inclui o nome do físico Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (11).
+ Governo deve criar Desenrola para Empresas e crédito para empreendedores no CadÚnico
César Lattes nasceu em Curitiba, em 11 de julho de 1924. Concluiu o curso de física e matemática na Universidade de São Paulo (USP) em 1943.
Ele foi um dos fundadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, com os pesquisadores Giuseppe Occhialini e Cecil Frank Powell, comprovou a existência da partícula subatômica méson pi (píon).
Em homenagem a César Lattes, o CNPq nomeou a plataforma usada para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes de Plataforma Lattes. O físico morreu em Campinas, no interior de São Paulo, em 8 de março de 2005.
Proposta da Câmara
A lei sancionada por Lula teve origem em um projeto de autoria dos ex-deputados federais Milton Coelho (PE) e Gustavo Fruet (PR), e foi aprovada pelo Senado no mês passado, com parecer favorável do relator na Comissão de Educação e Cultura (CE), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).
Herói da pátria
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria contempla personalidades brasileiras que foram importantes para o Brasil na defesa da democracia e da liberdade e dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. Ele fica no Panteão da Pátria Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O espaço é aberto à visitação pública.