Lula exalta atletas mulheres e promete incentivo ao esporte
Presidente recebeu medalhistas Olímpicos em cerimônia no Planalto; ato celebrou programa Bolsa Atleta e isenção de imposto em premiação olímpica
Ao lado de atletas olímpicos, e com pedido para que esportistas fizessem manobras de skate no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o desempenho das mulheres na recente edição dos jogos Olímpicos em Paris. O chefe do Executivo comprometeu-se com o aumento de incentivos ao esporte e sugeriu a possibilidade de parcerias entre governo federal, estados e municípios para incentivar jovens atletas.
+Leia as últimas notícias do portal SBT News
Lula afirmou que empresas públicas devem dar mais incentivo a jovens atletas, assim como deve haver a garantia de políticas públicas, como o programa Bolsa Atleta.
"Estou disposto a discutir o que podemos fazer nos próximos quatro anos. Se a prefeitura não oferece um lugar bom, se a escola não oferece, fica por conta da própria sorte. Confesso pra vocês que quando conquistamos as Olimpíadas de 2016, eu sonhava que o Brasil poderia se tornar uma potência olímpica. O tempo foi passando e eu fui vendo que não basta boa vontade", destacou.
O presidente ainda citou o destaque às mulheres: “O que é mais importante foi que foram mulheres. As mulheres estão muito empoderadas, as mulheres estão muito fortes. Não só no esporte, no trabalho”.
A primeira-dama, Janja da Silva, que acompanhou parte dos jogos em Paris como representante de Lula, também destacou o protagonismo feminino na edição. Das 20 medalhas brasileiras conquistadas em Paris, 12 foram de atletas mulheres: 60% do total. “Um impacto não só para o time Brasil, mas Olimpíadas de todos os países. Foi muito importante”, destacou Janja.
O ministro do Esporte, André Fufuca, afirmou que a torcida para os atletas olímpicos afastou a polarização política no país durante os Jogos, independente de viés de esquerda ou direita. “Não teve um brasileiro que não torceu para um atleta que aqui está”, declarou. Fufuca disse que o governo quer aumentar o valor destinado ao Bolsa Atleta.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderley Teixeira, agradeceu a isenção em imposto de renda concedida aos medalhistas olímpicos.
“Muito obrigada pela pronta-resposta. Muito sensível e só temos o que agradecer. [Tivemos o] segundo melhor resultado da nossa história. Só não ficam a frente de Tóquio. Estamos na média alta, mantendo resultado e subindo sempre. E é isso que nós pretendemos, o esporte olímpico brasileiro continue crescendo e evoluindo", declarou.
Atletas olímpicos também discursaram no evento. A medalhista de ouro no judô, Bia Souza, afirmou estar feliz e emocionada pelo encontro. Ela também afirmou que o Bolsa Pódio - do Ministério do Esporte - transformou a vida dos medalhistas e possibilitará mais investimentos no esporte. “Fazemos muitas abdicações para estar aqui e nossa grande realização é estar nos jogos”, disse.
O medalhista de bronze Edival Pontes Netinho, que luta Taekwondo, exaltou o pagamento mensal concedido pelo governo a atletas: “Esse programa do Bolsa Atleta no começo da minha carreira foi muito importante, porque precisei muito mostrar meu talento, não era tão bom em patrocínio, então me ajudou muito em conseguir viajar, ir bem nas competições, mostrar o meu potencial”.