Lula e presidente do México conversam sobre retorno de Trump à Casa Branca
Tensão entre o país latino e os Estados Unidos aumentou desde a posse do novo governo americano
SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou na quinta-feira (23) para a presidente do México, Claudia Sheinbaum.
Em nota, o governo brasileiro informou que os dois presidentes "reafirmaram o propósito de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos Estados Unidos, a fim de manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região".
+ "Não queremos briga e nem encrenca", diz Lula sobre posse de Donald Trump
A tensão entre o México e os Estados Unidos aumentou nos últimos dias. Desde que tomou posse, no dia 20 de janeiro, o presidente americano Donald Trump já declarou emergência na área de fronteira entre os dois países, enviou tropas e prometeu um programa de deportação em massa de imigrantes ilegais que tentam chegar ao país por esta via.
Na ligação, Lula e Sheinbaum também ressaltaram a importância do fortalecimento de foros como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e acordaram manter canais de contato regulares para ampliar a coordenação entre Brasil e México.
Ainda conforme o Planalto, a líder mexicana foi convidada para realizar uma visita de Estado ao Brasil.