Lula diz para mulher "parar de ter filho" e chama presidente da Caixa de "gordinho simpático"
Presidente participou da entrega de unidades do programa habitacional em Fortaleza (CE) e deu declarações durante discurso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu declarações controversas nessa quinta-feira (20), em evento do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Ceará. Ao se referir a uma mulher com que tinha conversado antes da cerimônia, o chefe do Executivo disse para ela "parar de ter filho".
"Veja aquela menina que vem aqui com três crianças. Aquela moça tem 25 anos de idade e tem três filhos. Falei para ela: 'Minha filha, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de ter filho, porque você já tem três'", sugeriu o petista durante entrega de unidades do programa habitacional em Fortaleza (CE).
Lula ainda falou que a jovem "tem que estudar, porque agora tem três filhos para cuidar". "Três filhos não é mole. Eu tenho cinco. Ela tem três", reforçou. "Ela tem que voltar a estudar, aprender uma boa profissão para poder cuidar direitinho dos filhos", continuou.
No mesmo evento, o presidente ainda se referiu ao presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, como "gordinho simpático que falou tão bem aqui".
Outras falas polêmicas
Não é a primeira vez que Lula, que completa 79 anos em outubro, faz comentários de teor discutível sobre mulheres ou peso de aliados.
Em maio, também em evento do MCMV, em Alagoas, citou conversa com outra jovem, de 27 anos, e perguntou quando ela iria "fechar a porteira", porque ela é mãe de cinco filhos.
Em 2023, quando Flávio Dino, atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), estava à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lula fez diversas "piadas" sobre o peso do maranhense.