Publicidade
Política

Lula cancela encontro que trataria de futuro de Prates na Petrobras

Presidente chamou reunião de emergência com ministros Alexandre Silveira, Paulo Pimenta, Fernando Haddad e Rui Costa, mas cancelou após vazamento da informação

Imagem da noticia Lula cancela encontro que trataria de futuro de Prates na Petrobras
,
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou, neste domingo (7), os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda), Paulo Pimenta (Secom) e Rui Costa (Casa Civil) para uma reunião no Palácio da Alvorada. O encontro trataria das desavenças envolvendo integrantes do governo envolvendo a Petrobras e deveria definir o futuro de Jean Paul Prates na presidência da empresa. Após o vazamento da informação, contudo, Lula cancelou o evento. 

Prates passa por um processo de fritura na empresa capitaneado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que fez uma série de críticas públicas ao presidente da Petrobras. A principal razão é a divisão dos dividendos extraordinários da companhia. Dividendos são uma fatia de lucro distribuída para os acionistas.

Há dois grupos envolvidos nessa disputa: o de Silveira quer reter todo o valor do lucro extraordinário para os cofres da empresa. Ao seu lado está o ministro da Casa Civil, Rui Costa e conselheiros que representam o governo Lula no Conselho Administrativo da Petrobras. Do outro lado estão os acionistas privados. Eles defendem a distribuição de todos os dividendos extraordinários.

Diante deste imbróglio, o conselho definiu por não distribuir imediatamente os dividendos extraordinários e Jean Paul decidiu adotar um meio-termo, que é dividir metade dos rendimentos para os acionistas e metade para o caixa da Petrobras. A posição tem o apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A expectativa é que uma nova reunião ocorra nesta semana. Prates já pediu para ser recebido por Lula, mas ainda não teve uma sinalização do presidente.

Publicidade

Assuntos relacionados

Política
Lula
Petrobras
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade