Lula convida Trump para COP30 em Belém e diz que evento será “COP da verdade”
Petista afirmou que conferência climática cobrará governantes sobre o aquecimento global, e criticou postura do líder americano em relação ao Brasil

Vicklin Moraes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (13) que enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando-o para participar da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). A declaração foi feita durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, em Brasília.
"Ontem, eu mandei uma carta para ele, convidando-o para vir à COP 30. A COP 30 vai ser a COP da verdade. Vai ser a COP em que nós iremos cobrar dos governantes do mundo se eles acreditam ou não no que os cientistas falam, de que o mundo está passando por problemas", disse Lula.
O presidente afirmou que o encontro, que discutirá questões climáticas globais, servirá para que países como o Brasil cobrem dos países ricos o compromisso de enfrentar o aquecimento global.
+Pacote de socorro do governo é recebido com alívio e cautela por setores afetados por tarifaço
Sobre as tarifas impostas pelos EUA contra o Brasil, Lula disse ainda estar disposto a negociar, mas criticou a postura de Trump. Segundo ele, um presidente de um país com o peso dos Estados Unidos "não pode ter o comportamento que ele tem com relação ao Brasil".
Mais cedo, Lula assinou a medida provisória (MP) que cria o plano de socorro aos setores afetados pelo tarifaço de Trump. A medida provisória cria o Plano Brasil Soberano e especifica uma linha de crédito no valor de R$ 30 bilhões para exportadores.