Publicidade
Política

Lula chega à Colômbia para Cúpula de Países Amazônicos

Encontro serve como um aquecimento para a Convenção do Clima que acontece em novembro no Brasil

Imagem da noticia Lula chega à Colômbia para Cúpula de Países Amazônicos
Presidente Lula e a primeira-dama Janja em visita oficial à Colômbia em 2024 | Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Bogotá, capital da Colômbia, na noite desta quinta-feira (21) para participar da 5ª Cúpula de Países Amazônicos. Nesta sexta-feira (22), presidentes e representantes dos oito países que contam com a Floresta Amazônica no território se reúnem para debater ações estratégicas de preservação e conservação do bioma e das pessoas que o habitam.

+ Lula pede que Trump não dê palpite no Brasil: "Aqui, cuidamos nós"

Lula viajou acompanhado do assessor de Assuntos Internacionais, Celso Amorim, do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e de embaixadores e diplomatas. Na chegada ao hotel, Lula não quis falar com a imprensa.

No início da manhã desta sexta, Lula participa de um encontro com sociedades indígenas. Ele será o terceiro presidente a discursar. Apresentações culturais também estão previstas. Os eventos acontecerão na Casa de Nariño, residência e escritório da Presidência da Colômbia.

Por volta de meio-dia, o presidente se reunirá com os demais mandatários amazônicos a portas fechadas. Na reunião, os representantes devem finalizar os entendimentos a serem registrados na Declaração de Bogotá -- documento que oficializa os consensos da Cúpula.

+ COP 30: Maioria dos países ainda não criou novas metas contra mudança climática, diz presidente

Esta edição do encontro é entendida como um aquecimento do que será debatido e apresentado na COP-30, a Convenção do Clima que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro. Lula deve, inclusive, buscar o apoio dos países amazônicos à proposta do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). A expectativa é de que a iniciativa de financiamento ambiental seja oficialmente lançada na COP. O fundo pretende garantir a remuneração de países em desenvolvimento que conservam suas florestas.

Como parte da comitiva vieram à Colômbia, antes de Lula, os ministros Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Mauro Vieira, das Relações Exteriores, Marina Silva, do Meio Ambiente, e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas.

Atentados

Lula chegou a Bogotá em um dia de tensão na Colômbia. Dois atentados foram registrados em diferentes regiões do país. Em um ataque de drone a um helicóptero da polícia, pelo menos oito policiais morreram e outros oito ficaram feridos. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro atribuiu os ataques a grupos de traficantes de drogas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade