COP 30: Maioria dos países ainda não criou novas metas contra mudança climática, diz presidente
Cerca de 80% das nações signatárias não atualizaram as metas, compromisso fundamental para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C

SBT News
O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, publicou, nesta terça-feira (19), sua sexta carta à comunidade internacional. O documento, referente à conferência que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA), chama a atenção para a urgência de avanços concretos, mas revela que a maioria dos países ainda não atualizou suas metas contra a mudança climática.
+ Lula convida parlamentares do Republicanos para almoço no Alvorada
Segundo o texto, cerca de 80% das nações signatárias do Acordo de Paris não apresentaram novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para 2035, compromisso considerado fundamental para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C.
O atraso preocupa, já que o relatório-síntese da ONU sobre as NDCs será publicado em outubro e servirá de base para as negociações da COP30.
"Ao cruzarmos a marca dos 100 dias antes da COP30, cerca de quatro quintos (4/5) dos membros do Acordo de Paris ainda não apresentaram novas NDCs para 2035. As partes sabem como é importante que a UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) receba as NDCs a tempo de serem refletidas no relatório de síntese, a ser apresentado em outubro", cobrou Lago.
A carta ressalta que, apesar de progressos em reuniões técnicas realizadas em Bonn, na Alemanha, as divergências entre países continuam e ameaçam atrasar medidas urgentes. A presidência da COP30 lembra que o Acordo de Paris completa dez anos em 2025 e que, embora tenha mostrado eficácia, os efeitos do aquecimento global estão acontecendo em ritmo mais acelerado do que o previsto em 2015.
+ COP 30: Organização recua após polêmica em proibir venda de açaí e tucupi
Além das metas nacionais, o documento aponta desafios no financiamento climático, na transição energética e na proteção de florestas.
A expectativa é de que a COP30 marque um ponto de virada, com novos compromissos mais ambiciosos para a próxima década.
Governadores alinham estratégias
No dia 7 de julho, a menos de 100 dias da COP30, governadores e vice-governadores participaram de um fórum nacional em Belém para alinhar estratégias e definir a participação dos estados brasileiros na conferência.
+ Governadores alinham estratégias para COP 30 em fórum nacional realizado em Belém
O fórum anual debateu como conciliar preservação ambiental e inclusão social com desenvolvimento econômico, além de servir como espaço de conexão entre chefes do Executivo e autoridades nacionais para alinhar as contribuições brasileiras à agenda climática global.
O Brasil pretende defender, durante a COP30, que os países signatários do Acordo de Paris apresentem um balanço dos últimos dez anos de esforços para reduzir os efeitos das mudanças climáticas.