Publicidade
Polícia

Facção comandava tráfico de drogas de dentro de presídio no RS

Investigação rastreou mais de R$ 1,2 milhão em contas ligadas ao grupo; esquema já levou à prisão de 18 suspeitos

,
Publicidade

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul descobriu que um grupo criminoso comandava o tráfico de drogas de dentro da Penitenciária de Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com a investigação, câmeras instaladas em Sapucaia do Sul eram usadas para vigiar a movimentação policial e eram controladas pelo líder da facção, mesmo preso, e por sua companheira.

+ Operações da Polícia Civil no Ceará prendem 42 suspeitos ligados à facção carioca

Conhecida como “Dama de Copas”, a mulher tinha a função de avisar os comparsas sobre operações policiais e de administrar o dinheiro obtido com a venda de entorpecentes. Segundo a polícia, ela também repassava ordens do companheiro para manter a atividade criminosa ativa fora do presídio.

Mensagens interceptadas mostraram o casal reclamando da presença de viaturas próximas a pontos de venda. O delegado Marco Guns informou que, em três contas ligadas à suspeita, foram rastreados cerca de R$ 1,2 milhão, valor equivalente ao faturamento de uma pequena empresa. Parentes da investigada também foram presos por participação no esquema.

Até o momento, 18 suspeitos foram presos e outros nove seguem foragidos. As câmeras usadas no esquema já foram retiradas, mas a polícia investiga se há novos pontos de monitoramento clandestino. O inquérito também revelou que moradores de um condomínio popular eram obrigados a deixar seus apartamentos, ocupados depois pela facção para armazenar drogas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade