Lula chama Bolsonaro de 'maluco' e 'ignorante' e promete fidelidade a prefeito de Belford Roxo
Presidente anuncia investimentos na cidade ao lado de Waguinho e da ex-ministra Daniela Carneiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta terça-feira o antecessor dele, Jair Bolsonaro (PL). Lula chamou o adversário de "maluco", "ignorante", "aloprado" e o culpou pela morte de 700 mil brasileiros por covid-19. Em referência aos aliados de Bolsonaro, o petista disse que são "negacionistas" e "desgraçados".
O presidente fez as declarações em evento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Usou a oportunidade para elogiar e prometer lealdade ao prefeito da cidade, Waguinho (Republicanos). Waguinho apoiou Lula nas eleições de 2022, mesmo a região sendo majoritariamente bolsonarista.
+ Lula critica demora na conclusão de apartamentos do Minha Casa, Minha Vida em Magé (RJ)
"Eu sou muito grato pelo que você me ajudou. Venho de uma família em que gratidão a gente paga com gratidão", disse Lula ao prefeito ao discursar. "Enquanto você estiver na vida pública e precisar de um companheiros, a mão do Lula estará estendida para ajudar você a fazer o que for necessário fazer."
O presidente anunciou a construção de um campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e de um Hospital Oncológico em Belford Roxo. Lula criticou Bolsonaro por, segundo ele, ter deixado obras paradas quando governou.
"Me parece que o maluco que governou esse país era um aloprado, ele não entendia nada a não ser de falar bobagem, a não ser de pregar o ódio e a não ser de ofender os outros", disse Lula. "O cara deixou morrer 700 mil nesse país dizendo que o covid era uma gripezinha. Ignorante! Um cara ignorante como ele jamais deveria ter chegado à Presidência da República. Devia ter ido para outro lugar e de lá nunca mais sair."
Amor à primeira vista
O presidente declarou ter sentido "amor à primeira vista" por Waguinho e pela mulher do prefeito, a ex-ministra do Turismo e deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil). O prefeito decretou ponto facultativo no município para receber o presidente da República.
Lula agradeceu: “Esta cidade tem um prefeito da qualidade do Waguinho, que não teve medo dos negacionistas e dos malucos e teve coragem de me apoiar em 2022."
Outro gesto de proximidade entre os chefes Executivos foi a inauguração, também nesta terça-feira (6), da Escola Arthur Araújo Lula da Silva, em Belford Roxo. A unidade de ensino leva o nome do neto do presidente da República, morto em 2019, aos sete anos, vítima de uma infecção bacteriana.
Ao discursar, Waguinho agradeceu aos apoiadores presentes no evento do governo, que ajudaram a eleger o presidente Lula em 2022.
“Vocês ajudaram o presidente Lula voltar a governar nosso país. Não chamo só de presidente, mas grande ser humano. O Lula é um homem de muita sensibilidade humana que gosta de gente, que gosta de povo e que se preocupa com cada cidadão brasileiro”, declarou.
Daniela também elogiou Lula em seu discurso. Apesar de ter sido trocada por Celso Sabino no Ministério do Turismo, a deputada federal demonstrou estar alinhada ao presidente e agradeceu pelos seis meses na chefia da pasta.
“Foi um momento muito feliz, um momento único na minha vida, presidente. Conta comigo o que o senhor precisar, como deputada federal, como amiga, estou aqui como fiel escudeira”, disse Carneiro.
Investimentos no RJ
Além de Daniela e Waguinho, estavam no palco ao lado de Lula os ministros Camilo Santana, da Educação, Nísia Trindade, da Saúde, Anielle Franco, da Igualdade Racial, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
O evento foi realizado em frente à prefeitura de Belford Roxo. Serão investidos R$ 15 milhões pelo Ministério da Educação (MEC) no novo campus do IFRJ. A unidade funciona desde 2016 em um espaço provisório.
O Hospital Oncológico de Belford Roxo receberá investimentos de aproximadamente R$ 40 milhões para procedimentos de alta e média complexidade. A unidade de saúde também fará atendimento básico e terá estrutura de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto e infantil, centros cirúrgicos, quimioterapia, entre outros.
Em discurso, Waguinho destacou que as obras serão importantes não só para Belford Roxo, mas para todos os 13 municípios que compõem a Região Metropolitana do Rio, sobretudo os da Baixada Fluminense.
Segundo Nísia Trindade, o hospital será referência para tratamento de câncer. A ministra garantiu a conclusão das obras em 2026, último ano de mandato do governo Lula.
+ Lula participa de inauguração de escola em homenagem ao neto
“O hospital oncológico sem dúvida nenhuma vai ser um grande hospital de referência para cuidar das pessoas dessa doença que cada vez mais avança no Brasil no mundo, mas que tem tratamento. Vamos cuidar e essa é nossa palavra. Nós vamos voltar para inaugurar o hospital em 2026”, disse Nísia.
A previsão para conclusão das obras do IFRJ é para o final de 2025 e, segundo o ministro Camilo Santana, a estrutura do instituto atenderá 1.400 jovens de Belford Roxo e da região metropolitana. Atualmente, o instituto funciona em uma estrutura improvisada para aproximadamente 200 pessoas, que Lula definiu como “cubículo”.
O presidente Lula cumprirá agendas no Rio de Janeiro nesta semana. Nesta terça-feira ele anunciou investimentos em institutos federais em Magé e Belford Roxo. Até quinta-feira, ele também fará anúncios para construção de institutos em Teresópolis, Complexo do Alemão e na Cidade de Deus.