Há chance real de encontro entre Lula e Trump no início de 2026, diz fonte
Reunião presencial depende do avanço das negociações sobre tarifas; governo mantém expectativa por novos gestos dos EUA


Murilo Fagundes
Integrantes do governo Lula veem chance real de um encontro presencial entre o presidente brasileiro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nos primeiros meses de 2026, segundo fonte ouvida pelo SBT News.
De acordo com a atual avaliação, a reunião presencial, que pode ocorrer tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, só será marcada quando houver amadurecimento da agenda tarifária, permitindo que ambos apresentem resultados concretos. A mesma fonte considera improvável que o encontro aconteça ainda em 2025, mas vê cenário favorável entre janeiro e março de 2026.
O governo brasileiro mantém expectativa positiva sobre possíveis novos anúncios dos Estados Unidos relacionados às tarifas, embora não trabalhe com prazo definido. O diagnóstico interno é de que existem muitas forças atuando na máquina pública americana, o que pode retardar decisões. O Brasil apresentou aos EUA, em 4 de novembro, uma proposta formal sobre o tema, e Washington ainda não enviou uma resposta concreta.
No campo bilateral, o governo brasileiro considera provável que a pauta de segurança entre Brasil e EUA avance rapidamente com bons frutos, antes que outros atores tentem ocupar esse espaço.









