Governo veta e Anielle não vai mais desfilar em escola de samba que homenageia Lula
Assessoria jurídica vê risco legal para a campanha à reeleição do presidente


Eduardo Gayer
O governo federal proibiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, de participar do desfile da Acadêmicos de Niterói, escola de samba fluminense que no próximo domingo (15) levará à Sapucaí uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Anielle chegou a participar do ensaio geral na Marquês de Sapucaí ao lado da primeira-dama Janja da Silva, mas deverá assistir à apresentação dos camarotes. A assessoria jurídica do governo viu risco de propaganda antecipada para a campanha à reeleição de Lula, o que poderia configurar crime eleitoral.
Procurada, a assessoria do Ministério da Igualdade Racial confirmou que Anielle não vai desfilar, mas não respondeu sobre a orientação do governo. A ministra foi procurada pessoalmente e não retornou.
De acordo com fontes, o veto à participação no desfile vale para todos os ministros do governo. A primeira-dama Janja foi liberada por não ter vínculo formal com a estrutura pública, embora despache diariamente no Palácio do Planalto e mantenha uma estrutura fixa de assessores.
Apesar disso, auxiliares de Lula ainda tentam convencer Janja a não desfilar para não expor o governo a críticas em ano eleitoral. O impasse foi assunto de ao menos três reuniões entre os ministros Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Sidônio Palmeira (Secom) nos últimos dois dias.
Anielle é pré-candidata à Câmara dos Deputados pelo PT do Rio.








