Publicidade
Política

Governo prorroga atuação da Força Nacional na Penitenciária Federal de Mossoró

Agentes estão na unidade desde fevereiro de 2023, quando dois detentos conseguiram fugir

Imagem da noticia Governo prorroga atuação da Força Nacional na Penitenciária Federal de Mossoró
Agentes da Força Nacional | Agência Brasil
Publicidade

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou a atuação da Força Penal Nacional no reforço da segurança externa da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11) e ficará em vigor por 180 dias — até março de 2026.

Além da segurança externa, os agentes ficarão responsáveis pelo treinamento das equipes do presídio. Segundo a portaria, os trabalhos serão realizados dentro da penitenciária, com coordenação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Os agentes da Força Penal Nacional foram enviados pela primeira vez a Mossoró em fevereiro de 2024, logo após a fuga de Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Os criminosos, ligados ao Comando Vermelho, abriram um buraco em uma luminária nas celas e cortaram o arame do pátio com ferramentas de uma obra.

Ao todo, as buscas pelos fugitivos duraram 50 dias. A recaptura aconteceu na tarde do dia 4 de abril, durante uma operação da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Eles foram encontrados na rodovia federal 222, próxima à cidade de Marabá (PA), de onde tentavam seguir para fora do Brasil. Ambos foram enviados de volta a Mossoró.

+ Polícia prende suspeito de matar jovem com cabo de fibra óptica em Nazaré Paulista

Essa foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com outras quatro penitenciárias além de Mossoró: Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO). Para impedir uma repetição, o Ministério da Justiça reforçou a segurança nos presídios e pediu uma maior vigilância dos agentes carcerários.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade