Governo federal decreta GLO em Belém durante período da COP30
Forças Armadas vão atuar na segurança da cidade e de áreas estratégicas do Pará entre os dias 10 e 21 de novembro
S
SBT News
03/11/2025, 14:24 • Atualizado em 04/11/2025, 01:08
compartilhar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (3), o decreto que estabelece a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém (PA), cidade que sediará a Reunião da Cúpula de Líderes e a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
A medida autoriza o emprego das Forças Armadas e concede ao governo federal o controle da segurança na capital paraense, em coordenação com os órgãos estaduais. A GLO estará em vigor entre os dias 10 e 21 de novembro.
O decreto atende a um pedido do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e segue o mesmo modelo de outras operações semelhantes, como as realizadas durante a Cúpula do G20 e a reunião dos BRICS, ambas no Rio de Janeiro.
Além de Belém, a ação também contemplará os municípios de Altamira e Tucuruí, com foco na proteção de infraestruturas críticas, como usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, estações de tratamento de água e vias de acesso.
Governo federal decreta GLO em Belém durante período da COP30 Forças Armadas vão atuar na segurança da cidade e de áreas estratégicas do Pará entre os dias 10 e 21 de novembroPolítica2025-11-03T14:24:48.599ZO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (3), o decreto que estabelece a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém (PA), cidade que sediará a Reunião da Cúpula de Líderes e a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A medida autoriza o emprego das Forças Armadas e concede ao governo federal o controle da segurança na capital paraense, em coordenação com os órgãos estaduais. A GLO estará em vigor entre os dias 10 e 21 de novembro. , Helder Barbalho (MDB), e segue o mesmo modelo de outras operações semelhantes, como as realizadas durante a Cúpula do G20 e a reunião dos BRICS, ambas no Rio de Janeiro. Além de Belém, a ação também contemplará os municípios de Altamira e Tucuruí, com foco na proteção de infraestruturas críticas, como usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, estações de tratamento de água e vias de acesso. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/governo-federal-decreta-glo-em-belem-durante-periodo-da-cop-30