Governo do Ceará: Cid Gomes declara voto a Elmano de Freitas nas eleições de 2026
Senador aliado do presidente Lula é o principal adversário de Ciro Gomes, irmão de Cid Gomes, na disputa ao governo do estado

Cristiane Ferreira
O senador Cid Gomes (PSB-CE) tornou pública, dureante um talk show realizado em Sobral, sua decisão de apoiar o atual governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), para a reeleição em 2026.
Com a declaração, Cid descarta a possibilidade de apoiar seu irmão, Ciro Gomes (PSDB), que também deve concorrer ao Palácio da Abolição.
A afirmação de Cid Gomes reforça o rompimento político com seu irmão e solidifica a aliança com o atual governador petista, que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O cenário de 2026 no Ceará deverá ter, portanto, um enfrentamento direto entre os irmãos Gomes, com Cid atuando abertamente na campanha pela reeleição do governador petista.
A crise entre os dois principais líderes políticos do clã Gomes intensificou-se em 2022, levando à reconfiguração do mapa político do Ceará: o senador Cid Gomes abandonou o PDT para se filiar ao PSB, e Ciro Gomes ensaia uma filiação ao PSDB após deixar a antiga sigla.
A decisão de Cid é um movimento crucial na disputas por apoio nas eleições para o governo federal e estadual .









