Governo brasileiro recebe novo voo com deportados dos EUA nesta sexta-feira (21)
Avião com 101 repatriados pousará no aeroporto de Fortaleza, no Ceará

Camila Stucaluc
O governo federal recebe, na manhã desta sexta-feira (21), mais um voo de deportados dos Estados Unidos. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, retornarão ao país 101 brasileiros, que irão desembarcar no aeroporto de Fortaleza (CE). Do terminal, seguirá um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) até o aeroporto de Confins (MG).
Este é o terceiro voo com brasileiros banidos dos Estados Unidos por viverem ilegalmente no país – isto é, sem documentação formal para morar em território norte-americano. A deportação em massa começou após decreto assinado pelo presidente Donald Trump, que prometeu tolerância zero com imigrantes ilegais no país.
Inicialmente, a deportação gerou tensão entre Brasil e Estados Unidos, uma vez que os primeiros brasileiros a regressarem ao país estavam algemados e com os pés acorrentados. Washington afirmou que é de praxe deportados serem transportados algemados durante o voo, o que não agradou Brasília.
+ Trump corta benefícios para imigrantes ilegais em nova ordem executiva
Em meio ao cenário, o Ministério dos Direitos Humanos criou um Posto de Acolhimento aos Repatriados para garantir que os deportados tenham acesso à água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiro. Os grupos ainda conseguem obter orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social, trabalho e documentação.