Governo propõe redução de 30% de impostos para profissionais liberais de 18 áreas
Proposta de regulamentação da Reforma Tributária já está em análise no Congresso Nacional
Está em análise no Congresso Nacional a proposta de regulamentação da Reforma Tributária, que prevê a redução de 30% no recolhimento de impostos incidentes sobre a prestação de serviços para profissionais liberais de 18 categorias.
Advogados, personal trainers, contadores, veterinários, arquitetos e administradores estão entre os profissionais beneficiados pela medida que, segundo o Governo Federal, visa proporcionar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento e crescimento desses setores da economia.
O texto estipula que o tributo cobrado sobre os serviços seja 30% menor que o imposto geral, o IVA (26,5%) previsto pelo Governo. Apesar da mesma alíquota, a cobrança de impostos sobre a prestação dos serviços atingirá de formas diferentes os profissionais das categorias, uma vez que a dedução irá incidir sobre os itens de consumo. Ou seja, os maiores empreendimentos, que costumam fazer mais aquisições ou materiais de escritório, poderão descontar o imposto cheio pago por esses itens.
A advogada tributarista, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Talita Félix, explica que, por isso, os profissionais com empreendimentos de menor porte não receberão tanto os benefícios da cobrança reduzida de impostos. "Qual que é a grande reclamação dos profissionais dessas áreas: eu não faço, eu não tenho tantas aquisições que me permitam minimizar a minha tributação", destaca a especialista.