Publicidade
Política

Fraude no INSS: Processo de devolução de descontos associativos inicia semana que vem

Participam da entrevista coletiva o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, AGU, CGU, e o novo presidente do INSS, Gilberto Waller

• Atualizado em
Publicidade

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) anunciou que a devolução dos descontos associativos de aposentados e pensionistas se iniciará a partir da próxima terça-feira (13).

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, nesta quinta-feira (8) os beneficiários que não tiveram descontos associativos em suas folhas de pagamentos estão recebendo um aviso no aplicativo "Meu INSS".

Em entrevista coletiva, Gilberto detalhou como funcionará o ressarcimento dos valores descontados dos aposentados. Leia abaixo o passo a passo:

  • quando informado que houve um desconto de uma associação em sua conta, o beneficiário poderá consultar pelos canais de atendimento (Meu INSS ou número 135) a partir de quarta-feira (14) qual entidade realizou o desconto e o respectivo valor;
  • em seguida, o beneficiário poderá reconhecer ou não o desconto associativo; caso discorde, o INSS gerará uma cobrança para própria associação;
  • a associação terá até 15 dias para comprovar o vínculo do beneficiário ou realizar o pagamento pelo mesmo período diretamente ao instituto que devolverá via benefício ao aposentado ou pensionista vítima da fraude;
  • em casos que a entidade não pague, o INSS encaminhará o caso para AGU que realizará o ressarcimento -período não especificado.

+ Fraude no INSS: Devolução de dinheiro será automática e na conta do aposentado, diz presidente do instituto

O governo Lula (PT) suspendeu nesta quinta-feira (8) os descontos de empréstimos consignados em aposentadorias e pensões.

+ Justiça Federal dá 48h para governo federal explicar fraudes no INSS

Os ministérios prestam esclarecimentos sobre a devolução do dinheiro que foi descontado irregularmente de aposentados por associações.

Participam da entrevista coletiva:

+ ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz,

+ advogado-geral da União, Jorge Messias

+ ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius de Carvalho; e

+ novo presidente do INSS, Gilberto Waller

Publicidade

Assuntos relacionados

Governo
INSS
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade