Fraude no INSS amplia filas e deixa aposentados no prejuízo sem previsão de reembolso
Descontos indevidos afetam milhares de beneficiários, que enfrentam demora no atendimento e dificuldade para resolver o problema
SBT Brasil
As filas, que já eram longas nas agências, estão ainda maiores. Quem procura o INSS enfrenta dificuldades para descobrir se foi alvo dos fraudadores. "É pavoroso, é uma vergonha nacional, nós estamos à Deus dará. Aqui você fica uma hora pra ser atendida em dois minutos", disse Paula Calegari, agente de viagem.
O extrato das aposentadorias, de acordo com relatório da Controladoria-Geral da União, está disponível somente on-line. O problema é que mais de 50% dos beneficiários nunca usaram a plataforma e 42% sequer conhecem o programa "Meu INSS".
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A investigação da Polícia Federal apontou que, só entre janeiro e maio do ano passado, quase dois milhões de aposentados entraram com pedido no INSS para bloquear os descontos indevidos.
"Eu tô atrás disso realmente, sindicato cobrando, já tiraram da minha conta mais de 700 reais, todo mês estão descontando. Eu já liguei lá pra falar que não quero, não é obrigado. E o desconto segue? Segue, todo mês descontando 70 reais! E aí o que disseram? Agendou pra eu vir aí né, semana que vem, dia 8", reclamou Jane Prado, secretária aposentada.
O governo elabora um plano para devolver aos aposentados todas as mensalidades descontadas durante a fraude, mas ainda não há prazo para que isso ocorra.
Justiça
Por isso, para garantir o ressarcimento de todos os valores, a orientação é que os pensionistas entrem com ações na Justiça. Assim, eles podem cobrar as mensalidades com multa e também o pagamento de valores pelo dano moral que sofreram.
"Brigar com o INSS é difícil, você acaba morrendo, não recebe nada, e vai fazer o quê?", lamenta o aposentado Carlos Tufik.