Quem é Wolney Queiroz, escolhido por Lula para ser novo ministro da Previdência
Filiado ao PDT assumirá pasta após escândalo do INSS e demissão de Lupi

Yumi Kuwano
Após o pedido de demissão do ministro Carlos Lupi da presidência da Previdência Social, na tarde desta sexta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE) para ficar à frente da pasta.
A exoneração de Lupi e a nomeação do novo ministro serão publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial.
+ Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência
Quem é Wolney Queiroz?
Wolney Queiroz é secretário-executivo da Previdência Social, número dois de Lupi.
Nascido em Caruaru, Queiroz tem 52 anos e começou a carreira política em 1992, quando foi eleito vereador da cidade pelo PDT. Em 1995, ele renunciou ao cargo para tomar posse como deputado federal. Wolney exerceu seis mandatos.
Já foi líder do PDT na Câmara dos Deputados e presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. No governo de Jair Bolsonaro (PL), Queiroz assumiu a liderança da oposição na Câmara.
Em fevereiro de 2023, foi nomeado para o cargo de secretário-executivo da Previdência Social.
Fraude bilionária
Na semana passada, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União realizaram uma operação contra fraudes por meio de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. Foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária.
O esquema pode ter desviado R$ 6,3 bilhões. A investigação resultou na demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.