Publicidade
Política

"Francisco foi o Papa de todos, mas principalmente dos excluídos", diz Lula

Presidente prestou homenagem ao pontífice por vídeo; planalto confirmou ida ao funeral

Imagem da noticia "Francisco foi o Papa de todos, mas principalmente dos excluídos", diz Lula
Presidente Lula ao lado do Papa Francisco | Ricardo Stuckert
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, na noite de segunda-feira (21), um vídeo em homenagem ao Papa Francisco – que morreu após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) seguido de insuficiência cardíaca. Na gravação, o político enfatizou que Francisco foi o pontífice do acolhimento, sobretudo dos mais pobres, injustiçados e imigrantes.

+ Papa reformador e amigo dos pobres: quem foi Francisco

“Francisco foi o Papa do acolhimento. E por isso acordamos hoje um pouco órfãos do seu afeto. Um afeto que era livre de preconceitos e julgamentos, num mundo que sofre com a discriminação e a intolerância. Francisco foi o Papa de todos, mas principalmente dos excluídos. Dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono”, disse.

Lula também ressaltou a atuação de Francisco na pauta climática, onde fez diversos alertas sobre a crise climática e a ameaça de destruição do planeta. Salientou, ainda, o apelo do pontífice pelo diálogo e pela paz, principalmente para suspender conflitos civis e guerras mundiais.

“Vamos nos lembrar para sempre da alegria do Papa Francisco. Do sorriso que iluminava a tudo e a todos. O entusiasmo pela vida, o bom-humor, o otimismo, a paixão pelo futebol, qualidades que faziam dele o mais brasileiro dos argentinos. Na sua bênção de despedida, no domingo de Páscoa, pediu para voltarmos a ter esperança de que a paz é possível”, acrescentou.

+ Conclave: como funciona a escolha de um novo papa

Francisco morreu na madrugada de segunda-feira (21), um dia após celebrar a Páscoa. Os arranjos para o funeral do pontífice ainda serão decididos no Vaticano, mas o Planalto já confirmou que Lula e a primeira-dama Janja participarão da cerimônia. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a data da viagem será informada após a definição do protocolo das solenidades.

Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
Papa Francisco
Morte
Vaticano
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade