Publicidade
Mundo

Morte do papa foi por insuficiência cardíaca e AVC, diz Vaticano

Pontífice tinha 88 anos e fez sua última aparição pública no domingo de Páscoa

Imagem da noticia  Morte do papa foi por insuficiência cardíaca e AVC, diz Vaticano
Publicidade

O Vaticano divulgou na tarde desta segunda-feira (21), a causa da morte do Papa Francisco. Segundo a certidão médica, o pontífice sofreu um AVC cerebral e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35 no horário local (2h35 em Brasília).

O certificado, que foi publicado pelo Vaticano, disse que o papa entrou em coma antes de sua morte na manhã de hoje na Casa Santa Marta, onde vivia na cidade do Vaticano. A última aparição pública de Francisco foi no domingo de Páscoa. Visivelmente abatido, o santo padre interagiu com fiéis, acenou, e teve mensagem lida pelo seu porta-voz.

+ Conheça os possíveis sucessores do Papa Francisco, morto aos 88 anos + Papa Francisco terá funeral simples com túmulo fora do Vaticano, rompendo tradição secular

O papa se recuperava de uma internação de 38 dias para tratar uma dupla pneumonia. Nos últimos anos, Francisco precisou passar por mais de uma cirurgia e sofreu uma série de internações para tratar de problemas respiratórios persistentes. Em 2021, o pontífice retirou parte do cólon após uma inflamação intestinal. Já em 2023, foi submetido a outro procedimento para reparar uma hérnia abdominal e remover o tecido cicatricial intestinal de uma cirurgia prévia. No mesmo ano, ele chegou a ficar internado três dias devido a uma bronquite, tratada com antibióticos.

+ Sete cardeais brasileiros devem participar de conclave para escolha do próximo Papa

Primeiro latino-americano e primeiro religioso da ordem dos jesuítas a liderar a Igreja Católica Romana, Francisco foi eleito como 266° papa em 13 de maio 2013. Ele sucedeu o Papa Bento XVI, que renunciou ao pontificado em 11 de fevereiro do mesmo ano, aos 85 anos, alegando faltar forças na mente e no corpo.

Com a morte de Francisco, a Igreja Católica fica em estado de "sede vacante", período entre a morte ou renúncia de um papa e durante o qual é feita a convocação do conclave e a eleição do seu sucessor.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade