Publicidade

Eleições Municipais 2024: Candidatos de Ciro e Cid Gomes disputam vaga com Capitão Wagner no 2º turno em Fortaleza

Candidato do União Brasil é seguido por José Sarto (PDT), André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT)

Eleições Municipais 2024: Candidatos de Ciro e Cid Gomes disputam vaga com Capitão Wagner no 2º turno em Fortaleza
Capitão Wagner discursa na Câmara e Cid e Ciro Gomes se entreolham - Reprodução
Publicidade

O racha político entre os irmãos Ciro e Cid Gomes traz para Fortaleza um cenário atípico. Sem unidade entre os maiores partidos de esquerda no Ceará, Evandro Leitão (PT) e o candidato à reeleição José Sarto (PDT) disputam uma vaga no segundo turno contra o líder apontado pelas pesquisas de intenção de voto, o Capitão Wagner (União Brasil).

+ Eleições Municipais 2024: Favorito à reeleição em Maceió, prefeito pode abrir vaga para a mãe no Senado

O candidato do União Brasil é favorito para vencer a eleição e, se houver segundo turno, deve receber apoio de candidatos como André Fernandes (PL) e Eduardo Girão (Novo). Se enfrentar Leitão, é provável que Wagner receba apoio até mesmo de Sarto. Mesmo com aprovação de 52% para sua gestão, segundo o Instituto Paraná Pesquisas, o atual prefeito pode ficar de fora do segundo turno com a efetivação da candidatura de Evandro Leitão.

+ Sem vice-prefeito, Eduardo Paes oficializa candidatura à reeleição no Rio

Próximo a Cid Gomes, Leitão se filiou ao PT este ano e vai para a disputa eleitoral com o apoio de nomes fortes no Ceará, como o ministro da Educação e ex-governador, Camilo Santana (PT), o governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No campo bolsonarista, André Fernandes (PL) aparece com possibilidade para crescer politicamente, mas com chances remotas de chegar ao segundo turno. Capitão Wagner domina no campo da direita e é visto como mais moderado que Fernandes, bolsonarista puro-sangue.

Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, Capitão Wagner (União Brasil) lidera as intenções de voto com 33%; seguido de José Sarto (PDT) com 18,3%. Na sequência estão André Fernandes (PL), com 15,1%; Evandro Leitão (PT), com 9,4%; Eduardo Girão (Novo), com 5%; Zé Batista (PSTU), com 0,9%; Técio Nunes (PSOL), com 0,4%. Disseram que vão votar branco ou nulo 10,6% dos entrevistados e 6,9% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi realizada entre de 12 e 15 de julho de 2024. Foram entrevistadas 800 eleitores em Fortaleza. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou menos. O registro no TSE está sob o número CE-03672/2024.

Peso de Ciro Gomes na disputa

Mesmo com apoio de Ciro Gomes (PDT) e ocupando a vice-liderança das pesquisas, políticos locais e analistas acreditam que a situação possa mudar devido ao isolamento do grupo político de Ciro após o racha definitivo com Lula e o PT e a cisão recente com Cid, que saiu do PDT rumo ao PSB em fevereiro deste ano.

Mesmo tendo sido foi governador do Ceará e prefeito de Fortaleza, Ciro Gomes saiu enfraquecido politicamente de seus embates. Um dos maiores indícios foram as eleições de 2022, quando não foi o candidato à presidência mais voto em seu estado, perdendo para Lula e Jair Bolsonaro. Nos pleitos de 1998, 2002, 2018, quando disputou a presidência, Ciro foi o mais votado no Ceará.

Outra evidência do isolamento ocorreu no domingo (21/07), quando o pedetista discursou com bolsonaristas que lançaram pré-candidaturas a prefeituras no interior do Ceará. Entre os políticos no palanque estava Carmelo Neto, presidente do PL no estado.

Além da derrota individual nas urnas, Ciro viu o PT vencer ainda no primeiro turno as eleições para governador. Elmano teve 54% dos votos contra 14,1% de Roberto Cláudio, do PDT. O segundo colocado foi Capitão Wagner, com 33,7%.

Com a aproximação de Cid ao Planalto comandado por Lula, o desgaste entre os irmãos chegou ao auge, levando Cid a trocar o PDT pelo PSB em fevereiro deste ano. Ciro Gomes cortou relações com Lula desde 2018, quando o PT decidiu lançar a candidatura de Fernando Haddad em vez de apoiar a dele. No segundo turno, em 2022, Ciro não apoiou Lula mesmo contra Jair Bolsonaro.

Confira os principais nomes na disputa em Fortaleza:

André Fernandes (PL)

André Fernandes - Câmara.jpg
André Fernandes - Câmara.jpg

Bolsonarista "puro-sangue", André Fernandes tem 26 anos e é natural de Iguatu (CE). Formado em Ciência Política na Uninter, elegeu-se primeira vez ainda com 18 anos para deputado estadual pelo PSL, antigo partido de Jair Bolsonaro. Em 2022, foi o deputado federal eleito com mais votos pelo Ceará: 229.509. A pré-candidatura de André foi confirmada pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, e por Bolsonaro.

Capitão Wagner

Capitão Wagner.jpg
Capitão Wagner.jpg

Wagner Sousa Gomes, ou simplesmente Capitão Wagner, nasceu em São Paulo (SP). De família cearense, o político atuou como policial militar antes de estrear em mandatos políticos em 2010, quando foi suplente de deputado estadual. Em 2012 foi eleito vereador, mas não terminou o mandato pois foi eleito para Assembleia Legislativa do Ceará, desta vez como titular. Em 2018, foi eleito deputado federal na onda bolsonarista, mas, depois disso, tentou se descolar da imagem de Bolsonaro pela forte rejeição ao ex-presidente no estado. Disputou as eleições para governador em 2022, quando perdeu para Elmano de Freitas, mas agora é favorito na disputa pela prefeitura de Fortaleza.

Eduardo Girão (Novo)

Eduardo Girão - Agência Senado.jpg
Eduardo Girão - Agência Senado.jpg

Natural de Fortaleza, Eduardo Girão foi eleito ao Senado em 2018 pelo PROS. Hoje com 51 anos, o senador vem aparecendo como oposição ao governo Lula com forte atuação contra o aborto e críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Fora da política, Girão marcou carreira profissional como empresário nos ramos de hotelaria, segurança privada e transporte de valores. Em 2017, chegou ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Girão trocou o Podemos (2019-2023) pelo Novo em fevereiro de 2023.

Evandro Leitão (PT)

Evandro Leitão se encontra com o presidente Lula no Palácio do Planalto.jpg
Evandro Leitão se encontra com o presidente Lula no Palácio do Planalto.jpg

Evandro Leitão tem 56 anos e é deputado estadual desde 2015. Natural de Fortaleza (CE), graduou-se em Economia e construiu carreira profissional como auditor da Secretaria de Fazenda do Ceará. Entre 2011 e 2013 foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social durante o governo de Cid Gomes. Leitão também foi presidente do Ceará entre 2008 e 2015 e chegou a conciliar a secretaria do estado com o clube de futebol. Ainda no PDT, em que ficou entre 2009 e 2023, foi líder do primeiro governo de Camilo Santana (2014-2018) na Assembleia Legislativa do Ceará. Em dezembro, Evandro Leitão se filiou ao PT em meio ao racha entre os irmãos Cid e Ciro Gomes.

José Sarto (PDT)

José Sarto - Foto PDT.jpg
José Sarto - Foto PDT.jpg

Atual prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira é natural de Acopiara (CE) e tem 64 anos. O médico se mudou ainda criança para a capital cearense. Foi eleito vereador em 1988, quando passou a focar na carreira política. Em 1992 foi reeleito e assumiu a presidência da Câmara Municipal. Sarto foi eleito deputado estadual nas eleições seguintes. Após ficar na Assembleia Legislativa do Ceará por sete mandatos, foi eleito prefeito em 2020, recebendo apoio do então governador Camilo Santana. Em 2024, busca a reeleição.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

Eleições municipais
Fortaleza
Ceará

Últimas notícias

Indiciado por tentativa de golpe, Bolsonaro ataca Moraes: "faz pesca probatória"

Indiciado por tentativa de golpe, Bolsonaro ataca Moraes: "faz pesca probatória"

Ex-presidente foi indiciado pela Polícia Federal como principal beneficiado por plano golpista supostamente organizado por militares em 2022
 Indicado de Trump para ser procurador-geral desiste do cargo

Indicado de Trump para ser procurador-geral desiste do cargo

Alvo de investigações passadas do departamento que comandaria, Matt Gaetz alegou que não quer ser um obstáculo para o trabalho do governo de transição
Poder Expresso: Entenda o indiciamento de Bolsonaro pela PF por suposto plano para matar Lula e Moraes

Poder Expresso: Entenda o indiciamento de Bolsonaro pela PF por suposto plano para matar Lula e Moraes

O programa também trata do novo cronograma da lista de aprovados do do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) após adiamento
STF reconhece grampo ilegal na cela de Alberto Youssef durante a Operação Lava Jato

STF reconhece grampo ilegal na cela de Alberto Youssef durante a Operação Lava Jato

Ministro Dias Toffoli retirou o sigilo das gravações em ação que apura a responsabilidade do ex-juiz Sérgio Moro nos grampos
Presidente da China presenteia Lula com pedaço da Lua

Presidente da China presenteia Lula com pedaço da Lua

Petista e Xi Jinping trocaram presentes durante visita do líder chinês a Brasília; Janja também foi presenteada
Lula ganha apoio do MDB em pacote de corte de gastos, diz Renan Filho

Lula ganha apoio do MDB em pacote de corte de gastos, diz Renan Filho

Ministro dos Transportes anunciou apoio integral de seu partido à agenda de reajuste fiscal em evento no Palácio do Planalto
Alimentos ultraprocessados estão relacionados a 156 mortes por dia no Brasil, mostra Fiocruz

Alimentos ultraprocessados estão relacionados a 156 mortes por dia no Brasil, mostra Fiocruz

Consumo de "imitação de comida" custa, ao menos, R$ 10,4 bilhões por ano para o país; veja o que são e como substituir os ultraprocessados
Gilmar Mendes diz que "qualquer tentativa de golpe contra o Estado é um crime consumado"

Gilmar Mendes diz que "qualquer tentativa de golpe contra o Estado é um crime consumado"

Ministro do STF classificou plano golpista que previa assassinar Lula, Alckmin e Moraes como "extremamente grave e preocupante"
AO VIVO: vulcão entra em erupção na Islândia pela sétima vez desde dezembro

AO VIVO: vulcão entra em erupção na Islândia pela sétima vez desde dezembro

Erupção na Península de Reykjanes começou na noite de quarta-feira (20) e criou uma fissura de cerca de 3 km de comprimento
PF indicia Jair Bolsonaro, Braga Netto, presidente do PL e mais 34 por planos golpistas que incluíam assassinatos

PF indicia Jair Bolsonaro, Braga Netto, presidente do PL e mais 34 por planos golpistas que incluíam assassinatos

Relatório entregue nesta quinta (21) ao STF tem militares 'kids pretos', ex-ministros e ex-Abin; minuta do golpe e atentado a Lula e Alckmin foram usados
Publicidade
Publicidade