Publicidade
Política

Forças Armadas não podem ter aura de suspeição, diz ministro da Defesa de Lula sobre 8 de janeiro

Múcio comentou sobre abertura de inquérito do Exército contra quatro militares de alta patente por envolvimento nos atos golpistas

Imagem da noticia Forças Armadas não podem ter aura de suspeição, diz ministro da Defesa de Lula sobre 8 de janeiro
Publicidade

O ministro da Defesa, José Múcio, disse nesta quarta-feira (28), que não pode haver "suspeição" na atuação das Forças Armadas. A declaração foi em resposta a questionamento de jornalistas sobre quatro militares de alta patente que estão sendo investigados pelo Exército por atuar para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

+ Forças Armadas brasileiras reforçaram fronteiras com a Venezuela, diz ministro da Defesa de Lula

+ Lula indica Gabriel Galípolo para o comando do Banco Central

“Foram militares de alta patente que resolveram estimular o fracionamento do bom equilíbrio do Exército, desestimular o trabalho do general. Ele prontamente, competentemente, abriu inquérito, descobriu os culpados e serão punidos. As Forças Armadas para serem fortes não podem trabalhar sobre a aura da suspeição”, declarou Múcio durante um evento de comemoração aos 25 anos do Ministério da Defesa realizado no Clube de Exército, em Brasília.

Os coronéis da ativa Alexandre Castilho e Anderson de Moura e os coronéis da reserva Carlos Pasini e José Otávio Cardoso são investigados por inquérito aponta que eles teriam escrito uma carta para pressionar o comando do Exército a dar um golpe de Estado e impedir a posse de Lula após ele derrotar Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Segundo o regimento interno, o Exército tem 30 dias prorrogáveis por mais 30 dias para terminar a investigação contra os quatro coronéis.

O Exército já havia aberto uma sindicância que apurou a participação de 37 militares nos atos golpistas de 8 de janeiro. Destes, 26 receberam punições administrativas: doze coronéis, nove tenentes-coronéis, um major, três tenentes e um sargento. Os onze militares restantes não receberam punições.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade