Política

Ex-guru de Lula previu problemas com desfile: 'Carnaval é para demolir, não construir reputação política'

João Santana alertou que homenagem da Acadêmicos de Niterói poderia causar reação negativa fora das “bolhas” e afetar estratégia eleitoral

Imagem da noticia Ex-guru de Lula previu problemas com desfile: 'Carnaval é para demolir, não construir reputação política'
Estátua do presidente Lula durante desfile da Acadêmicos de Niterói na Sapucaí | Alex Ferro/Riotur

O marqueteiro João Santana afirmou, dias antes do desfile da Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí, que a homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia resultar em problemas para o petista.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover
“[...] Carnaval se presta mais para demolição do que para construção de imagem de político”, disse em vídeo publicado no Instagram.

Santana foi responsável pela estratégia de comunicação da campanha presidencial de Lula em 2006 e se tornou um dos principais nomes do marketing político ligado ao petista e ao Partido dos Trabalhadores.

Durante sua análise, o publicitário avaliou que a iniciativa tenderia a produzir “um cenário de soma negativa, onde todos saem perdendo”. Para ele, a relação entre festa popular e política exige cautela histórica. “A relação carnaval-política sempre foi um jogo de equilíbrio delicado. Até Getúlio Vargas sabia disso”, afirmou.

Santana também disse que o maior risco não estaria na reação do público na avenida, mas na repercussão fora das “bolhas”. Ele citou possíveis impactos em regiões estratégicas.

“Imagine qual será a reação no interior de São Paulo em outros bolsões do Sudeste e do Sul, onde Lula precisa desesperadamente de votos. Imagine no meio evangélico. Imagine mesmo que ganho adicional pode ter esse desfile no Nordeste, disperso em seus próprios carnavais”, afirmou.

A apuração do Carnaval do Rio nesta quarta-feira (18) confirmou o rebaixamento da Acadêmicos de Niterói. A escola, que havia sido campeã da Série Ouro no ano anterior, desfilou na avenida com o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, com referências à trajetória política do presidente e ao jingle lançado em 1989.

A apresentação incluiu críticas a adversários, como a representação de um preso vestido de palhaço com tornozeleira eletrônica danificada, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de uma ala que retratava evangélicos em latas de conserva, o que provocou reação de integrantes desse segmento religioso.

O desfile também causou reação da oposição a Lula, que acusou o presidente de propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder econômico.

Últimas Notícias