"Eu gosto de trabalhar e não de motociata", diz Lula ao inaugurar obra viária em Santa Catarina
Presidente da República criticou a ausência do governador catarinense, Jorginho Melo (PL), no evento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em evento de inauguração de um contorno viário realizado em Florianópolis (SC), nesta sexta-feira (9).
O chefe do Palácio do Planalto lembrou das motociatas feitas pelo adversário enquanto presidente entre 2019 e 2022 e afirmou que ele não entregou obras e projetos a Santa Catarina e outros estados.
+ Inflação sobe 0,38% em julho puxada por combustível e passagens aéreas
As críticas de Lula ao ex-presidente em Santa Catarina foram feitas reduto eleitoral bolsonarista que tem como governador Jorginho Melo (PL). Ele não marcou presença no evento, mas mandou a vice-governadora, Marilisa Boehm (PL), representá-lo. Mesmo assim, o presidente da República fez críticas à ausência do chefe do Executivo catarinense.
"Nós temos que dizer quem em apenas 18 meses a gente fez quase que metade dessa obra, numa demonstração de que eu gosto de trabalhar e não gosto de jet-ski. Eu gosto de trabalhar e não gosto de motociata", disse.
"Não é todo dia que se inaugura uma obra dessa qualidade. Esse governador, que não conheço, portanto não posso falar mal dele, mas ele perde a oportunidade de participar da inauguração da obra mais importante do estado de Santa Catarina [...]. Lamentavelmente, muitas pessoas pensam pequeno e não pensam nas necessidades do povo brasileiro", acrescentou Lula, que, apesar das críticas a Jorginho, agradeceu pela presença da vice-governadora.
+ Em retaliação a Ortega, governo Lula expulsa embaixadora da Nicarágua
O presidente da República também frisou que ninguém iria tratar Jorginho Mello mal e que ele poderia fazer o discurso que quisesse, sem que ninguém tentasse controlá-lo. Ainda mencionou a vice-governadoraao falar que ela também recebeu bom tratamento de integrantes do governo.
Lula também afirmou que Santa Catarina poderia ter "crescido muito mais" se o governo federal cumprisse o papel de governar em vez de "fazer fake news e falar bobagem".
Ainda segundo o presidente, a obra rodoviária inaugurada foi iniciada em seu segundo governo, em 2008, mas não prosseguiu após sua saída do poder. Segundo Lula, 40% do contorno viário foi concluído ao longo dos 18 meses do atual governo.