Em meio a tensões com os EUA, Lula se reúne com Mauro Vieira nesta 2ª feira (27)
Ministério das Relações Exteriores deve cobrar governo americano sobre maus-tratos a brasileiros em voo de deportação
SBT News
Em meio às tensões com os Estados Unidos por conta do tratamento dado pelo governo americano aos brasileiros deportados do país, o presidente Lula vai ser reunir, na manhã desta segunda-feira (26), com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Viera.
Neste domingo (26), o Itamaraty afirmou que considera que os brasileiros deportados dos Estados Unidos nesta semana receberam “tratamento degradante” das autoridades americanas ao serem algemados nos pés e nas mãos no voo de repatriação.
"O uso indiscriminado de algemas e correntes viola os termos de acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados", diz a nota.
+ Especialistas apontam que o uso de algemas em voos de repatriação viola acordo diplomático
+ Lewandowski diz a Lula que brasileiros deportados dos EUA foram desrespeitados
Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos, afirmou que "o que aconteceu neste voo foi a violação dos direitos dos brasileiros".
O Itamaraty afirmou ainda que vai encaminhar ao governo dos Estados Unidos um pedido de esclarecimento sobre a situação ocorrida no voo de repatriação e que “segue atento às mudanças nas políticas migratórias naquele país, de modo a garantir a proteção, segurança e dignidade dos brasileiros ali residentes”.
Na noite de sábado (25), o ministro Mauro Vieira se reuniu com autoridades presentes no Amazonas para entender os incidentes registrados no voo com os brasileiros.