Elmar desiste e Hugo Motta passa a ser o único nome na disputa pela presidência da Câmara
Republicano, que liderava disputa com folga, agora conta também com apoio de Elmar Nascimento e Antonio Brito, definindo eleições em 2025 ainda em 2024
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) se tornou o único candidato na disputa pela presidência da Câmara, deixando sem surpresas a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no ano que vem. Um processo eleitoral para confirmar o nome do republicano ainda ocorrerá em fevereiro de 2025, mas faltando três meses da disputa, Motta já garantiu os votos necessários para vencer.
+Receba as notícias do SBT News direto no seu WhatsApp; se inscreva aqui
A candidatura de Motta era a principal, mas foi reforçada nesta quarta-feira (13), após desistência dos dois rivais baianos: Antonio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (União), que planejavam definir entre si uma só candidatura, em oposição a Motta. No início da tarde, Brito confirmou a saída na disputa. Horas depois, foi a vez de Elmar.
O parlamentar, de 35 anos, é a escolha do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), e conta com apoio generalizado de partidos, desde o PT, do presidente Lula, ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
+PSD retira candidatura de Antonio Brito à presidência da Câmara e declara apoio a Hugo Motta
Ao todo, são 17 siglas que, somadas, alcançam 488 parlamentares. Para ser eleito presidente da Câmara em primeiro turno, o parlamentar precisa de ao menos 257 votos. A eleição será em fevereiro de 2025. Por ter sido presidente duas vezes, Lira, que atualmente está no comando, não pode concorrer.