Eleições Municipais 2024: Pré-candidato do PT à Prefeitura de Teresina ganha apoio de Lula em caravana
Presidente da República passou pelo Piauí para fortalecer Fábio Novo (PT), em empate técnico com ex-prefeito Silvio Mendes (União), de acordo com pesquisa
O presidente Lula (PT) aproveitou sua ida ao Piauí nesta sexta-feira (20) para demonstrar apoio à pré-candidatura do deputado estadual Fábio Novo (PT) à prefeitura de Teresina.
“Seria extraordinário ter o Fábio Novo como prefeito de Teresina”, disse Lula em entrevista à Rádio Meio. “Digo, antecipadamente: eu vou participar da campanha do Fábio. Isso, se ele necessitar. Porque, do jeito que estou vendo, nem vai necessitar”, afirmou.
O candidato, que também tem o apoio do ex-governador e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), e do atual governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), aparece à frente do principal adversário por uma pequena diferença, dentro da margem de erro da pesquisa.
Segundo levantamento do Instituto Datamax divulgada dia 14 de junho, Fábio tem 41,78% das intenções de voto, e Silvio Mendes, ex-prefeito de Teresina e pré-candidato do União Brasil, aparece com 41,14%. O atual prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) aparece em terceiro, com 2,79% das intenções..
Ao todo, oito pré-candidatos – só podem ser chamados "candidatos" os nomes que forem confirmados por convenção partidária e registrarem a candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o prazo de 15 de agosto – estão na disputa pelo cargo de prefeito da capital piauiense nas Eleições Municipais de 2024, que terá o primeiro turno em 6 de outubro.
O pré-candidato pelo PSDB, João Vicente Claudino, aparece na pesquisa com 1,79% das intenções de voto; Tony Kerley (Novo), com 0,70%; Lourdes Melo (PCO), que não teve a pré-candidatura anunciada, aparece com 0,30%; Santiago Belizário (UP), com 0,20%; Geraldo Carvalho (PSTU), com 0,15%; Telsírio Alencar (Mobiliza), com 0,10%; e Francinaldo Leão (Psol), com 0,05%. Não souberam ou não responderam correspondem a 7,02% e brancos e nulos, 3,98% dos entrevistados.
O levantamento do Instituto Datamax foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-05808/2024 e ouviu 2008 eleitores entre 4 e 7 de junho. A margem de erro é de 2,18% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Conheça todos os pré-candidatos à prefeitura de Teresina:
Fábio Novo (PT)
Fábio Núnez Novo, 49 anos, nasceu na cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí. É formado em Jornalismo pela Faculdade Santo Agostinho e Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Sua trajetória política se iniciou aos 19 anos, quando foi eleito vereador de Bom Jesus. Ainda naquela cidade assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a vice-prefeitura, de 2005 a 2007.
Em 2008, ocupou, pela primeira vez, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí, como suplente do deputado estadual Olavo Rebelo. Em 2010, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2014, 2018 e 2022.
Em 2020, chegou ao segundo turno como candidato a prefeito de Teresina pelo PT, mas perdeu para o atual prefeito, Dr. Pessoa, e foi escolhido pelo partido para disputar o cargo novamente nas eleições deste ano.
Francinaldo Leão (Psol)
Fundador do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no estado do Piau, Francinaldo Leão nasceu em Porto e chegou a Teresina com 15 anos. Ele ingressou no movimento comunitário aos 20 anos na Associação Comunitária da Cidade Jardim, um bairro da capital piauiense. Já foi candidato a vereador em Teresina nas eleições 2020 e atualmente trabalha como motorista de aplicativo.
Geraldo Carvalho (PSTU)
Geraldo Carvalho tem 64 anos, é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Floriano, e integra movimento sindical do Piauí desde o final dos anos 1980. Já foi presidente do Sindicato dos Bancários e dirigente do Sindicato Nacional dos Professores de Instituições de Ensino Superior (Andes SN). Pelo PSTU, ele já foi candidato ao Senado, a prefeito de Teresina e ao governo do Estado.
João Vicente Claudino (PSDB)
João Vicente Claudino, de 61 anos, nasceu em Cajazeiras, Paraíba. Formado em economia, foi eleito senador em 2006, pelo PTB. Despediu-se do Senado em 2014. Em 2010, foi candidato a governador, mas ficou em terceiro lugar, conquistando 21,43% dos votos válidos. Em 2023, se filiou ao PSDB e irá concorrer as eleições municipais deste ano pela sigla.
Dr. Pessoa (PRD)
José Pessoa Leal, 77 anos, nasceu em Água Branca (PI). Formou-se em Medicina pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos, onde também lecionou Cirurgia Geral. De volta à capital piauiense, dirigiu o hospital do bairro Satélite e o Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas, além de ser professor adjunto da Universidade Federal do Piauí. Entrou para a política em 2000, sendo eleito vereador de Teresina. Depois, foi reeleito para mais três mandatos seguidos na Câmara Municipal da capital, em 2004, 2008 e 2012.
Em 2014, foi eleito deputado estadual com 34.664 votos. Já em 2020, foi eleito prefeito de Teresina pelo MDB com 142.769 votos. Em 2022, se filiou ao Republicanos, mas deixou o partido em abril deste ano para se filiar ao PRD, surgido da fusão entre o antigo PTB e Patriota.
Santiago Belizário (Unidade Popular)
Militante político e formado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Santiago Belizário vai concorrer ao cargo de prefeito pelo partido Unidade Popular.
Sílvio Mendes (União Brasil)
Natural de Campo Maior (PI), Silvio Mendes, 74 anos, é graduado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e se especializou em ortopedia e traumatologia na Universidade de São Paulo. Foi Secretário Municipal de Saúde de Teresina durante 12 anos, nas gestões de três prefeitos (Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho). Em 2004, se elegeu prefeito de Teresina, sendo reeleito em 2008.
Telsírio Alencar (Mobiliza)
É advogado, jornalista e licenciado em Letras. Assumiu a direção nacional do Mobiliza, ex-PMN, no Piauí neste ano.
Tonny Kerley (Novo)
Tonny Kerley, de 35 anos, é professor universitário há 13 anos. É formado em economia pela Universidade Federal do Piauí e em administrador pela UNIFSA, Mestre em administração pela Universidade Federal de Lavras e doutor na área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.